Competição

Federação paraibana de Xadrez realiza primeira edição do torneio de “Einstein”, em João Pessoa

Na tarde desse sábado, foi realizado no Altiplano o “Primeiro Torneio de Xadrez do Einstein”. O evento contou com a presença de 39 enxadristas.

Federação paraibana de Xadrez realiza primeira edição do torneio de "Einstein", em João Pessoa

O evento contou com a presença de 39 enxadristas. — Foto:Reprodução

Ao longo do ano, a Federação Paraibana de Xadrez vem realizando torneios de blitz. Nesse caso, cada jogador tem o tempo de 10 minutos com acréscimo de 5 segundos por lance para concluir a partida. O “Primeiro Torneio de Xadrez do Einstein” fez parte desse circuito de bliz compondo a terceira etapa. 

O vencedor do torneio foi o Mestre FIDE Francisco Cavalcanti. Foram entregues troféus e premiação em dinheiro ao campeão. Para quem não está afeito ao mundo do Xadrez, o título de Mestre FIDE(MF) somente é conseguido mediante participações com vitórias e títulos em torneios internacionais. Francisco Cavalcanti é o maior jogador de Xadrez de todos os tempos da Paraíba. 

O segundo colocado no torneio foi Jefferson Pereira de Oliveira, cabendo o terceiro lugar ao enxadrista Luiz Fábio Jales. Ambos também receberam os respectivos troféus. A disputa ocorreu em 6 rodadas, mediante o denominado “sistema Suíço”. Através desse mecanismo, é formado um emparceiramento entre os participantes rodada a rodada em que os vencedores vão se enfrentando entre si até a última rodada. 

Durante o evento, o enxadrista e cadiologista Dr. José Mário Espínola foi homenageado com um troféu pelos 50 anos de dedicação ao xadrez. Na ocasião, externou toda emoção vivenciada no momento: “Aprendi Xadrez com meu pai. O xadrez faz parte da minha vida. Conheci minha esposa há 50 anos jogando xadrez. Formei uma família maravilhosa.” 

O Presidente da Federação Paraibana de Xadrez, Marcelo Urquiza, prestigiou o evento. Competiu a Urquiza a arbitragem do torneio. Durante a sua fala fez o seguinte pronunciamento: “O Xadrez é uma arte nobre ao mesmo tempo em que é uma ciência, precisando de estudo e concentração no seu desenvolvimento. Precisamos expandir o Xadrez nas escolas e nos diversos ambientes sociais. 

O Xadrez ajuda no desenvolvimento intelectual e social das crianças.” Finalizando a fala afirmou: “precisamos da interação das empresas nesse processo, ajudando a modalidade com patrocínios. Nesse viés temos um esboço de projeto a ser apresentado aquelas empresas que almejam firmar essa parceria”.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Espingarda e porções de maconha são apreendidas do bairro Gervásio Maia

2

Paraíba

Vacinação contra bronquiolite começa a ser aplicada em gestantes de João Pessoa; confira locais

3

Paraíba

Servidores da Saúde cobram salários atrasados a Bruno Cunha Lima :”trata o servidor como inimigo”

4

Paraíba

Homem é morto a tiros e esposa grávida é baleada de raspão em Santa Rita

5

Paraíba

Suspeito de liderar esquema de agiotagem com dinheiro de benefícios é preso em pombal