Balneabilidade

Fim de semana de Carnaval tem 13 praias impróprias para banho na Paraíba

A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória neste final de semana em 43 praias do litoral da Paraíba

Fim de semana de Carnaval tem 13 praias impróprias para banho na Paraíba

A praia de Tambaú é uma das 43 próprias para o banho neste fim de semana — Foto:Walla Santos

Apesar de o período carnavalesco levar grandes multidões às praias do litoral paraibano, os banhistas devem estar atentos à qualidade da água, já que 13 praias estão consideradas impróprias durante este feriadão. A qualidade da água varia entre excelente, muito boa e satisfatória neste final de semana em 43 praias do litoral da Paraíba, que foram classificadas como apropriadas ao banho pela Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema).

De acordo com o relatório semanal, em João Pessoa, os banhistas devem evitar a praia do Bessa I, no trecho que fica 100 metros à direita e 100 metros à esquerda do maceió da praia do Bessa. Na Praia do Manaíra, o banho deve ser evitado em toda sua extensão. Na praia do Cabo Branco, os trechos do final da Rua Áurea (100 m à direita e 100 m à esquerda) e na rotatória da final da Av. Cabo Branco (100 m a direita e 100 m esquerda) estão impróprios para o banho.

Na Praia do Seixas, a Sudema recomenda evitar o trecho que fica 100 metros à esquerda do rio do Cabelo. Na praia da Penha, o trecho 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do riacho do Cabelo não está apropriado para o banho. Enquanto na praia do Arraial, está impróprio o trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Cuiá. Os banhistas também devem evitar a praia do Jacarapé, em toda sua extensão.

No município de Cabedelo, a praia de Miramar deve ser evitada num trecho de 100 metros à direita e à esquerda da galeria de águas pluviais. Já na Praia de Camboinha, a Sudema classificou como impróprio o trecho de 100 metros à direita e à esquerda da Rua Benício de Oliveira, enquanto na Praia de Ponta de Mato e na Praia de Formosa, todas as suas extensões devem ser evitadas.

No município de Pitimbu, é recomendado evitar a praia do Maceió, no trecho que fica 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho do Engenho Velho, além de toda extensão da praia Ponta de Coqueiros.

A Sudema ainda recomenda aos banhistas que evitem os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.

A equipe da Coordenadoria de Medições Ambientais da Sudema divulga, uma vez por semana, a situação de balneabilidade das 56 praias, por meio de coleta de material para análise nos municípios costeiros do Estado. Em João Pessoa, Lucena e Pitimbu, que são praias localizadas em centros urbanos com grande fluxo de banhistas, o monitoramento é semanal. Nos demais municípios do litoral paraibano a análise é realizada mensalmente.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Unimed JP abre seleção para médicos atuarem em unidade de serviço domiciliar; saiba como participar

2

Paraíba

Cícero sanciona lei que proíbe venda e utilização de fogos de artifício com efeitos sonoros em João Pessoa

3

Paraíba

Orla de Cabedelo vai ganhar 16 quiosques, ciclovia e outras melhorias; inauguração está prevista para este ano

4

Paraíba

Mulher é presa suspeita de invadir casa de parente de promotor de justiça e roubar R$ 7 mil, em Itaporanga

5

Paraíba

Caso Alph: Justiça julga hoje mulher acusada de assassinar estudante universitário em João Pessoa