Paraíba

Fundac entrega certificados a socioeducandos que concluíram curso EAD de Informática Básica

“Uma iniciativa que visa contribuir com o futuro profissional dos socioeducandos, possibilitando um novo horizonte de atuação na sociedade, além de contribuir com o desenvolvimento humano e social”, comentou.

Fundac entrega certificados a socioeducandos que concluíram curso EAD de Informática Básica

“Todos os jovens inscritos receberam seus certificados em mãos, garantindo não somente o acesso, mas também o reconhecimento e a qualificação”, enfatizou. — Foto:Reprodução

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) realiza mais uma ação de inclusão digital no cotidiano de jovens que cumprem medidas judiciais no Estado, com a entrega de certificados a oito socioeducandos do Centro Educacional do Jovem (CEJ), que concluíram o curso EAD de Informática Básica.

Segundo Andrea Cavalcanti, coordenadora de Profissionalização, Trabalho e Previdência da Fundac, o curso de Informática Básica surge como mais uma oportunidade para os jovens que se encontram em medidas socioeducativas. “Uma iniciativa que visa contribuir com o futuro profissional dos socioeducandos, possibilitando um novo horizonte de atuação na sociedade, além de contribuir com o desenvolvimento humano e social”, comentou. 

“Diversos estudos apontam que o acesso à tecnologia abre portas, e quando falamos em socioeducação este peso parece ser ainda maior. Sabemos que o desafio é enorme, mas também sabemos o quão isto será importante para o futuro deles, tendo em vista que os jovens precisam ter o conhecimento básico da informática para qualquer outro curso, projetos ou experiências profissionais que possam vim participar”, justificou Andrea.  

“O curso é fruto da iniciativa e empenho do instrutor Kelvin, que enxergou a necessidade e se dispôs tanto a buscar as oportunidades do universo de cursos EAD, gratuitos, quanto pela sua facilitação na orientação dos conteúdos, já que a experiência anterior dos cursistas era quase nenhuma”, disse Erika Chianca, vice-diretora do CEJ, lembrando ainda que o principal objetivo da formação ofertada é preparar os jovens para inserção num mercado de trabalho cada dia mais tecnológico, em que a informática é um conhecimento imprescindível.

De acordo com Kelvin Harlan de Souza França, o curso possui certificação de 30h, abrangendo os principais tópicos, conhecimentos básicos sobre o sistema operacional, Word, Excel, e todas as ferramentas do pacote Office, como também a introdução aos programas e ao uso de computadores. “Todos os jovens inscritos receberam seus certificados em mãos, garantindo não somente o acesso, mas também o reconhecimento e a qualificação”, enfatizou.

Na vivência de auxiliar os alunos CEJ nesta preparação, Kelvin Harlan superou todas as suas expectativas quanto ao resultado, e pode ver o grau de interesse dos jovens. “Todos bem educados e participativos, alguns até me surpreenderam. São os talentos ocultos que a gente encontra na socioeducação”, comentou.

“Além de gerar conteúdo para o currículo, novas habilidades e conhecimentos importantes, os alunos ganham confiança, e se sentem mais preparados para a oferta de vagas no programa Jovem Aprendiz no Socioeducativo. Ficamos muito felizes com os resultados e com a motivação gerada para os outros socioeducandos, que passaram a demonstrar interesse no ingresso de novas turmas”, concluiu Erika. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Mulher é assassinada a tiros às margens da BR-101, na Paraíba

2

Paraíba

Família pede para enterrar cachorro em jazigo de cemitério público e comove moradores em Patos

3

Paraíba

UFPB: Terezinha Domiciano vence com 67,95% dos votos e Valdiney fica na lanterna com apenas 6,67%

4

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

5

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo