Consórcio Nordeste

Governador do Ceará defende que Nordeste deve sair na frente em reindustrialização verde e que tem energia mais barata e limpa do país

Para o gestor cearense, é necessário o aproveitamento do potencial do Nordeste em energias renováveis.

Governador do Ceará defende que Nordeste deve sair na frente em reindustrialização verde​ e que tem energia mais barata e limpa do país​​

Para o gestor cearense, é necessário o aproveitamento do potencial do Nordeste em energias renováveis, — Foto:Divulgação

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, é um dos participantes  da Assembleia Geral Ordinária do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste (Consórcio Nordeste), que acontece hoje (28) em João Pessoa. Freitas defende que o evento será de fundamental importância para se discutir a Reforma Tributária e as potencialidades da região nas energias renováveis.

Para o gestor cearense, é necessário o aproveitamento do potencial do Nordeste em energias renováveis, a Reforma Tributária e um tratamento diferenciado para a atração de investimentos são também pontos igualmente importantes. 

“Eu considero que é absolutamente estratégico para o Nordeste nós discutirmos como tratamos as energias renováveis, o hidrogênio verde, muito importante para o desenvolvimento da região. E é importante que tenhamos algum tipo de tratamento para o Nordeste para que possamos atrair investimentos, já que temos um movimento industrial. O País vai passar por um movimento de reindustrialização verde, e os estados do Nordeste têm a energia mais barata e mais limpa do Brasil”, acrescentou.

Em relação à Reforma Tributária, Elmano de Freitas afirmou: “O principal ponto é que tenhamos um equilíbrio para que o setor produtivo possa gerar mais emprego e renda para o nosso povo. E o segundo é que o Nordeste tenha um tratamento diferenciado para a atração de investimentos”.

Entre as pautas a serem abordadas na reunião do Consórcio Nordeste estão a organização das audiências do Plano Plurianual (PPA) do governo federal; discussão do Projeto de Lei 365/2022 que trata sobre as energias renováveis; criação do Fundo Nordeste de Investimentos; e a reorganização do Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e das Câmaras Temáticas. 

Na oportunidade, também será assinado um Termo de Cooperação entre o Consórcio Nordeste e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD); e apresentadas proposituras de parcerias com o Consórcio pelo Banco do Brasil.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Vazamento de gás causa pânico entre moradores do bairro do Altiplano, em João Pessoa

2

Paraíba

Presidente José Willian divulga carta propondo o fim da reeleição na Fiep

3

Paraíba

Campina Grande mostra recuperação e tem saldo positivo de empregos em fevereiro

4

Paraíba

Semana Santa: confira a programação completa do Tríduo Pascal na Família Consolação

5

Paraíba

Ministério Público investiga denúncia de contratação irregular de servidores pela Prefeitura de Condado