DOU

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em toda a Paraíba

A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em toda a Paraíba

Toda a Paraíba está em estado de calamidade pública por causa da pandemia de covid-19 — Foto:Walla Santos/ClickPB

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu o estado de calamidade pública em todo o território da Paraíba, em decorrência de doenças infecciosas virais (covid-19). A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (11).

O governador da Paraíba, João Azevêdo, decretou Estado de Calamidade Pública em toda a Paraíba, por um período de 180 dias, devido à pandemia de covid-19, no último dia 29 de abril, conforme noticiou o ClickPB. Agora a calamidade foi reconhecida pelo Governo Federal.

O Estado de Calamidade Publica, autoriza a adoção de todas as medidas administrativas necessárias à imediata resposta por parte do Poder Público à situação vigente. Isso significa que nos casos de efetiva demonstração de urgência, as aquisições de bens e serviços podem ser feitas com dispensa de procedimentos licitatórios, autorizando a assunção de despesas com flexibilidade às normas de empenho orçamentário.

Também é possível ao poder público requisitar bens móveis e imóveis privados, serviços pessoais e utilização temporária de propriedade particular, desde que sejam estrita e efetivamente necessárias a minorar o grave e iminente perigo público, observadas as demais formalidades legais.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Receita Federal já recebeu mais de 170 mil declarações de contribuintes paraibanos; prazo termina em maio

2

Paraíba

Em prisão domiciliar, padre Egídio vai usar tornozeleira eletrônica; veja outras 5 medidas

3

Paraíba

Promotor critica combate ao tráfico de drogas e diz que Brasil está entregue a organizações criminosas: “estado precisa se fortalecer”

4

Paraíba

Juiz aceita pedido e padre Egídio de Carvalho vai cumprir prisão domiciliar

5

Paraíba

João Azevêdo rebate críticas sobre aumento da criminalidade e diz que no governo Bolsonaro era pior