Saúde

Hospital Universitário de Campina Grande faz cirurgia de retirada de útero com suporte de microcâmera

O método utiliza uma pequena câmera que transmite as imagens do interior do paciente para um monitor de alta definição .

Hospital Universitário de Campina Grande faz cirurgia de retirada de útero com suporte de microcâmera

O procedimento foi realizado pelos ginecologistas Rodrigo Dantas e Sandra Rolim, com o apoio de uma médica residente de Ginecologia, uma anestesista, um enfermeiro instrumentador e uma enfermeira circulante. — Foto:reprodução

Uma paciente foi beneficiada com a primeira cirurgia de histerectomia com uso de uma microcâmara feita no Hospital Universitário de Campina Grande. De acordo com o ginecologista Rodrigo Dantas, o procedimento de retirada de útero já é realizado há muito tempo no HUAC e em outros serviços públicos da cidade, mas com o uso da videolaparoscópica, que é uma modalidade minimamente invasiva, sem os cortes habituais da cirurgia tradicional, foi realizada pela primeira vez.

A cirurgia foi realizada na última quarta-feira (03), a videolaparoscopia,é um método cirúrgico moderno, realizado com o suporte de uma microcâmera (endocâmera) inserida no corpo da paciente através de pequenos orifícios. Assim, o cirurgião consegue ver o útero por meio de imagens de vídeo transmitidas em um monitor de alta definição. Os instrumentos cirúrgicos entram na cavidade através de tubos, chamados de trocaters, por onde também acontece a entrada de gás carbônico, inserido com o objetivo de inflar o abdome do paciente para que o médico consiga ter espaço para realizar a cirurgia. 

O procedimento foi realizado pelos ginecologistas Rodrigo Dantas e Sandra Rolim, com o apoio de uma médica residente de Ginecologia, uma anestesista, um enfermeiro instrumentador e uma enfermeira circulante. 

Os benefícios de se realizar uma cirurgia por meio dessa técnica são muitos: menos dor pós-operatória, menor tempo de internação hospitalar, retorno mais rápido às atividades habituais, menor percentual de complicações cirúrgicas e melhor estética por ausência de grandes cicatrizes abdominais. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

2

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

3

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas

4

Paraíba

Empreendedores da Paraíba podem concorrer a prêmio de mais de R$ 15 mil; saiba como participar

5

Paraíba

Shopping será construído no complexo Aluízio Campos e deve gerar 800 empregos em Campina Grande