Contra poluição

Hotel Intercity é flagrado lançando esgoto na orla de João Pessoa

Intercity Hotel notificado para resolver o problema e a Seinfra fez o tamponamento

Hotel Intercity é flagrado lançando esgoto na orla de João Pessoa

Insuflador de fumaça localiza lançamento de esgoto clandestino — Foto:MPF

O Hotel  Intercity  foi o primeiro a ser flagrado, nesta segunda-feira (19), lançando esgoto na orla de Manaíra, em João Pessoa. O flagra foi resultado de uma ação que está sendo realizada pelo Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPPB), Seinfra, Semam, Sudema e Cagepa. O hotel foi notificado, foi feito o tamponamento da rede para impedir que o esgoto continue escoando para as galerias pluviais, e o empreendimento terá 15 dias para se adequar, sob pena de ser aplicada uma multa.

A ação ocorre após terem sido identificados os pontos de despejo de material com aparência de esgoto na praia de Manaíra e coletadas amostras de 46 pontos. Análises bacteriológicas no material confirmaram 23 casos. Outros 19 estão com forte suspeita.

O trabalho de identificação e notificação ocorrerá até o final de setembro e, em outubro, serão feitas análises da água do mar.

Com o tamponamento, o esgoto vai retornar para dentro do próprio hotel. O procurador da República, Antônio Edílio Magalhães, explicou que está sendo utilizado um equipamento insuflador de fumaça para identificar os esgotos clandestinos que estão poluindo as praias da capital.

“As ligações foram identificadas, perícias foram realizadas e, nesse momento, se tenta verificar a origem do lançamento do esgoto. Utilizamos esse equipamento para identificar isso e vamos às punições administrativas. Independente disso, a saída do esgoto já vai ser tamponada de forma que o esgoto vai retornar para casa de quem o produz”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural