Suspensas

HU de João Pessoa suspende visitas presenciais a pacientes devido ao aumento de casos de covid-19

Conforme o gerente de Atenção à Saúde do HULW, José Eymard Medeiros, a medida foi tomada nesta segunda-feira (31), pelo Comitê Operativo de Emergência Covid-19​.

HU de João Pessoa suspende visitas presenciais a pacientes devido ao aumento de casos de covid-19

HU de João Pessoa suspende visitas presenciais — Foto:Walla Santos

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB), vinculado à Rede Ebserh, suspendeu as visitas presenciais a pacientes, devido ao aumento exponencial de casos de covid-19 em João Pessoa. Conforme o gerente de Atenção à Saúde do HULW, José Eymard Medeiros, a medida foi tomada nesta segunda-feira (31), pelo Comitê Operativo de Emergência Covid-19.

O comitê também levou em consideração a elevação de casos da doença entre funcionários do hospital-escola, o que impacta diretamente nas escalas de assistência.

“Essas medidas visam a mitigar os impactos atuais e futuros na assistência bem como garantir a integridade de servidores e pacientes. Em virtude da dinâmica do processo, as mudanças são passíveis de reavaliações imediatas, conforme o desenrolar dos fatos inerentes à própria infecção e determinações com base nos decretos e normas das autoridades sanitárias”, afirmou José Eymard.

O gerente acrescentou que apesar de o hospital-escola da Universidade Federal da Paraíba não ser, no momento, referência ao atendimento covid-19 na rede de assistência à saúde, a instituição está à disposição para colaborar, caso haja necessidade. 

“Conforme o andamento do quadro nos colocamos à disposição para, junto às instâncias gestoras (estadual e municipal), atuarmos na retaguarda aos casos de covid de alta complexidade, a exemplo do papel desempenhado pelo HULW nas ondas anteriores da doença”, declarou José Eymard Medeiros.

Confira as mudanças:

• Suspender as visitas presenciais, com passagem de informações diárias por via telefônica, com emissão de boletim médico diário para os usuários sem acompanhantes;
• Manter o direito aos acompanhantes nos casos previstos em lei, inclusive em ambulatórios, com permanência hospitalar de 48 horas. Eventuais necessidades de substituição em prazo inferior serão analisadas individualmente;
• Implementar visita virtual em casos de prolongamento da necessidade das medidas aqui descritas, conforme avaliação individualizada da equipe assistencial perante cada caso;
• Manter um dos leitos da unidade DIP Covid para atendimento de gestantes diagnosticadas com Covid-19 no HULW; os demais leitos serão destinados a pacientes diagnosticados positivos já internados no HULW;
• Em caso de lotação dos leitos da Unidade DIP Covid, o paciente covid positivo deve ser isolado na clínica de origem até que seja providenciada a transferência para um hospital de referência, apor meio da regulação estadual.

SOBRE A REDE EBSERH – O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Terceiro município mais pobre da Paraíba, Areia de Baraúnas desembolsa mais de meio milhão de reais com shows

2

Paraíba

Prefeitura de Algodão de Jandaíra gasta mais de R$ 110 mil com shows da festa de emancipação política

3

Paraíba

João Pessoa e outros 155 municípios da Paraíba devem ter chuvas intensas até amanhã

4

Paraíba

Primeiro Sam’s Club da Paraíba deve ser aberto no segundo semestre de 2024; confira detalhes

5

Paraíba

João Pessoa tem caos no trânsito em dia do concurso do Banco do Nordeste