Coronavírus

Inquérito sorológico da Covid-19 realizado em quase 10 mil paraibanos é concluído

Coletas do inquérito sorológico serão analisadas pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB.

Inquérito sorológico da Covid-19 realizado em quase 10 mil paraibanos é concluído

De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, haverá um cruzamento de dados pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em janeiro será divulgado o resultado final da pesquisa. — Foto:reprodução

As coletas do inquérito sorológico do programa ‘Continuar Cuidando’ que alcançou quase 10 mil paraibanos foram concluídas nesta terça-feira (22). De acordo com informações obtidas pelo ClickPB, a meta da pesquisa foi cumprida com 9.843 pessoas entrevistadas e testadas em 130 municípios paraibanos. O objetivo é analisar a situação epidemiológica da Paraíba frente à Covid-19 para que os dados sirvam de base para a adoção de novas medidas para o enfrentamento da pandemia.    

Segundo o secretário executivo da Saúde da Paraíba, Daniel Beltrammi, o inquérito vai permitir concluir o ano de 2020 compreendendo os efeitos das medidas que foram tomadas para o gerenciamento da crise, mas também planejar medidas para o ano de 2021 como a retomada das aulas na rede pública de ensino, que é uma das prioridades. 

“Entre elas, a mais absoluta prioridade de retomada dos cronogramas e ciclos letivos de todo o sistema de educação do estado, público e privado. O inquérito dará uma contribuição decisiva pra isso, como nós havíamos combinado com toda a população paraibana. Agora é hora de muito em breve trabalhar sobre os resultados definitivos do inquérito pra que ele possa beneficiar e trazer mais qualidade de vida para as pessoas em 2021”, completa.

De acordo com a gerente operacional de Atenção Básica da SES, Rayanna Coelho, haverá um cruzamento de dados pelo Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em janeiro será divulgado o resultado final da pesquisa. “Agora vamos passar a limpo todos os bancos de dados, limpar todos os erros, cruzar os dados de RT-PCR com os dados dos testes rápidos e começar a fazer as análises estatísticas. Então é um trabalho mais minucioso e um pouco mais complexo. O intuito é que o resultado final esteja disponível na primeira quinzena de janeiro”, destaca. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista