Cadastro Único

População denuncia ‘negligência’ em atendimentos dos CRAS de João Pessoa

Em denuncia ao Portal ClickPB, uma chefe de família disse que tenta desde de quinta-feira (26) ser atendida por um dos telefones do Cras e não consegue.

População denuncia 'negligência' em atendimentos dos CRAS de João Pessoa

A mãe de família relatou que está tentando fazer o Cadastro Único para ter acesso ao cartão do SUS, mas que até essa segunda-feira (30) nenhum dos telefonemas foi atendido. — Foto:reprodução

Com a pandemia de coronavírus, o atendimento à população nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) passou a ser por telefone ou email. Mas essa não é a realidade que algumas famílias estão tendo. Em denuncia ao Portal ClickPB, uma chefe de família disse que tenta desde de quinta-feira (26) ser atendida por um dos telefones do Cras e não consegue. 

Segundo ela, as ligações só chamam, sem que haja atendimento, como divulgado pela Secretária de Saúde do Município. 

A mãe de família relatou que está tentando fazer o Cadastro Único para ter acesso ao cartão do SUS e benefícios do governo federal, mas que até essa segunda-feira (30) nenhum dos telefonemas foi atendido.

Ao todo, o município de João Pessoa conta com 13 unidades de Cras, que passaram a funcionar apenas com atendimento a distância, após o decreto do prefeito Luciano Cartaxo para combater a pandemia do coronavírus. 

O Cras é uma unidade pública estatal descentralizada da política de Assistência Social sendo responsável pela organização e oferta dos serviços socioassistenciais da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas) nas Áreas de vulnerabilidade e risco social dos municípios. Os usuários são atendidos por profissionais como Assistentes Sociais e Psicólogos.

Confira os telefones para contato:

  • Cras Alto do Mateus: crasaltodomateus.sedes@gmail.com / 98781-4993
  • Cras Cristo: crascristorangel@outlook.com / 98809-2619
  • Cras Cruz das Armas: crascruzdasarmasjp@gmail.com / 98815-5076
  • Cras Gramame: crasgramamejp@gmail.com / 99169-1178
  • Cras Ilha do Bispo: michislima@gmail.com / 98800-2921
  • Cras Mandacaru: crasmandacarujp@gmail.com / 98890-2810
  • Cras São José: cras.saojose.pmjp@gmail.com / 98831-9167
  • Cras Valentina: crasvalentina@hotmail.com / 98825-9616
  • Cras Gervásio Maia: crasgervasiomaiajp20@hotmail.com
  • Cras Grotão: crasgrotaojp2019@gmail.com/ 99664-7506
  • Cras Padre Zé: craspadreze.roger@gmail.com / 98876-3559
  • Cras Mangabeira: crasmangabeirajp@gmail.com / 98825-9616
  • Cras Vale das Palmeiras: camposismenia30@hotmail.com / 98793-9416

A secretaria de desenvolvimento social emitiu resposta a denúncia. Confira:

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem a público esclarecer sobre informações veiculadas em matéria do site Click PB nesta segunda-feira (30), dando conta de que haveria falta de atendimento à população por meio dos Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no município.

Para evitar aglomerações e seguindo o decreto publicado pelo prefeito Luciano Cartaxo como medida de combate ao coronavírus, os atendimentos dos Cras estão sendo realizados em formato de plantão através de telefone celular, aplicativo de mensagem e e-mail, que constam em listagem publicada em matéria jornalística no site da Prefeitura de João Pessoa podendo ser acessada neste link.

Também estão sendo realizados por telefone os atendimentos do CadÚnico/Bolsa Família através dos números 3214-3600 e 3214-1874. Portanto, os atendimentos à população continuam, mantendo os serviços considerados essenciais como os Restaurantes Populares, Cozinhas Comunitárias, Centro Pop, Serviço Especializado em Abordagem (Ruartes), Disque 156, Balcão de Direitos, Balcão de Alimentos e Casas de Acolhimento.

Reiteramos também que, diferente do que foi divulgado na matéria, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) não é emitido pela Sedes, mas em uma sede própria do serviço, que fica na Avenida Rui Barbosa, s/n, no antigo Lactário da Torre e sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba perderá R$ 1 bilhão por ano com isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, calcula secretário-executivo da Fazenda

2

Paraíba

João Azevêdo revela que grupo tem discutido critérios para chapa de 2026, critica exposição do debate e diz que nomes serão divulgados em breve

3

Paraíba

Tarifaço: Wellington Roberto diz que “quem paga é o povo brasileiro” e pede diálogo entre bolsonaristas e governistas

4

Paraíba

Dudu Soares revela acordo no Solidariedade para ocupar cadeira da Assembleia Legislativa

5

Paraíba

João Azevedo responde Efraim Filho e diz que oposição espera rompimento no Governo para ter candidato