Valorização

IPHAEP aprova tombamento do prédio do Clube Cabo Branco, em João Pessoa

O tombamento da sede social do Clube é justificada pela arquitetura inovadora para os anos 50 e pela importância do local.

IPHAEP aprova tombamento do prédio do Clube Cabo Branco, em João Pessoa

O clube carrega uma história extensa e faz parte da vida de milhares de moradores da cidade — Foto:Site RSSSF

O reconhecimento de imóveis como patrimônio histórico garante acesso às linhas de crédito e os projetos de reformas. Acabou de ser aprovado por unanimidade pelo Conselho de Proteção dos Bens Históricos e Culturais o tombamento do conjunto arquitetônico do Clube Cabo, em João Pessoa.

A inclusão da sede social do Clube Cabo Branco é justificada pela importância da arquitetura inovadora para os anos 50 e o significado que a agremiação teve para a cultura e sociedade paraibana das décadas que se seguiram.

O tombamento foi solicitado ao Conselho Municipal pela própria  diretoria do Cabo Branco e em 2018 o processo começou a ser estudado aqui no IPHAEP, mas só agora o caso foi definido.

Completando 107 anos em dezembro, o clube carrega uma história extensa e faz parte da vida de milhares de moradores que residiram ou residem em João Pessoa. Fundado em 1915, o Esporte Clube Cabo Branco é considerado um dos maiores e principais palcos do esporte paraibano. 

O Clube se destacou com o futebol, que lhe rendeu notoriedade e títulos. O Clube passou a ser considerado um grande celeiro que recebeu grandes atletas e formou outros, como o nadador Kaio Márcio, o campeão mundial de futsal Mazureik, Rabicó que jogou no Barcelona, Fininho da seleção brasileira, Matheus Cunha que atua na seleção brasileira.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

‘Arthur, o Urso’ vai lançar reality show ‘Mansão do Urso’, gravado em João Pessoa; saiba data e onde assistir

2

Paraíba

Festa das Neves terá shows de Walkyria Santos, Babado Novo, Felupe e Padre Reginaldo Manzotti

3

Paraíba

Justiça Eleitoral manda Ruy Carneiro retirar do ar postagem em rede social; saiba qual

4

Paraíba

“Muita alegria com o apoio do governador”, diz pré-candidato André Coutinho em Cabedelo

5

Paraíba

Férias: shoppings Manaíra e Mangabeira têm espetáculo ‘Alice no País das Maravilhas’ e heróis; confira programação