Agenda

Jair Bolsonaro cumpre hoje agenda na Paraíba e vistoria Eixo Norte da Transposição em São José de Piranhas

O presidente inicia nesta terça-feira (8) uma série de visitas pelo Nordeste.

Jair Bolsonaro cumpre hoje agenda na Paraíba e vistoria Eixo Norte da Transposição em São José de Piranhas

Jair Bolsonaro e comitiva do Governo Federal antes de embarcar em viagem para vistoriar obras da Transposição do Rio São Francisco, no Nordeste. — Foto:Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (PL) estará em território paraibano nesta terça-feira (8) visitando o último trecho do Eixo Norte da transposição do Rio São Francisco, entre as Barragens Caiçara e Engenheiro Ávidos, no município de São José de Piranhas. A obra foi inaugurada pelo Governo Federal em outubro de 2021, após investimentos de quase R$ 50 milhões, e permitiu a passagem das águas do Velho Chico para o Rio Grande do Norte. Apesar de confirmada, a visita do presidente à Paraíba não tem horário definido.

Na agenda, também estão compromissos nos estados de Pernambuco e Ceará. Em Pernambuco, será realizada visita à Estação de Bombeamento 3 (EBI-3). A estrutura é composta por um conjunto de motobombas, válvulas e acessórios interligados capazes de garantir um volume contínuo de adução de água. A partir da EBI-3, a água segue o trajeto por canais e reservatórios até o Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

No local, está prevista visita ao Núcleo de Controle Operacional (NCO), que é responsável por concentrar, processar e controlar as redes de Tecnologias de Informação, as estações de bombeamento, subestações, estruturas de controle e tomadas de água dos dois eixos do Projeto São Francisco (Norte e Leste). A instalação do NCO teve início em 2014 e foi concluída em maio de 2021.

No Ceará, será realizada visita à Barragem de Jati, estrutura que possui 56 metros de altura e capacidade de acumular até 28 milhões de metros cúbicos de água. O acionamento para enchimento da barragem aconteceu em junho de 2020, possibilitando que a água seguisse para outras regiões do estado, entre elas a Região Metropolitana de Fortaleza.

Já na quarta-feira (9), às 11h, também será realizado, em Jardim de Piranhas (RN), o evento de chegada das águas do São Francisco ao Rio Grande do Norte. Antes, a comitiva do Governo Federal fará uma vistoria das obras da Barragem de Oiticica, que estão sendo executadas pelo governo do estado com recursos federais.

Em construção desde 1952, a Barragem de Oiticica é a porta de entrada das águas do São Francisco no Rio Grande do Norte. A estrutura está em fase final de construção e vai garantir o abastecimento de 330 mil pessoas em oito cidade potiguares. Desde 2019, cerca de R$ 300 milhões foram disponibilizados pelo Governo Federal para realização da obra.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pitbull ataca idosa em Mangabeira e vítima é socorrida para o Hospital de Trauma

2

Paraíba

Juiz pode decidir hoje sobre pedido de prisão domiciliar de ex-diretora do Padre Zé

3

Paraíba

Tribunal de Contas assume coordenação do Fórum de Combate à Corrupção na Paraíba

4

Paraíba

Mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas da Paraíba podem renegociar dívidas; veja como

5

Paraíba

Casais inscritos no Casamento Coletivo do São João de Campina Grande participam de reunião nesta quarta-feira