Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Eleições 2020

João Pessoa: plataforma ajuda eleitor a escolher candidato a vereador com pensamentos mais afinados aos seus interesses

Ferramenta ajuda eleitores a encontrar candidatos a vereador na Capital.

O acesso é gratuito. O projeto foi lançado em 2016 em Campinas. A plataforma online esta disponível com exclusividade para cinco cidades do Brasil durante a reta final da campanha eleitoral de 2020, com o objetivo de estimular o voto consciente. (Foto: reprodução)

Por

O eleitor de João Pessoa conta com uma novidade nas eleições de 2020, o 'Vota Cidade'. A ferramenta encontra candidatos(as) a vereador(a) que pensam parecido com o eleitor, dando a opção ao eleitor de saber qual candidato mais apresenta projetos em sintonia com seus anseios. Em entrevista ao ClickPB, um dos coordenadores do programa, Jerlan Alves explicou que existe um banco de dados com 110 candidatos entre os 663 que concorrem a uma vaga na Câmara de João Pessoa. Confira o site aqui.

De acordo com ele, devido ao número recorde de candidaturas ao cargo, que se deve principalmente ao fim das coligações para eleições proporcionais: vereador, deputado estadual e deputado federal, e ao descontentamento da população com a política, o projeto surge como uma forma de ajudar na escolha do voto consciente. 

Esta é a primeira eleição em que a mudança passa a valer, apesar da alteração ter sido aprovada em 2017. As coligações ainda são permitidas nas eleições majoritárias: prefeito, presidente, governador e senador.

O lançamento do site aconteceu na última quarta-feira (4) e já permite que o eleitorado tenha acesso a lista de candidatos à Câmara Municipal com quem possui mais afinidade.

Segundo Jerlan, no Vota Cidade, o eleitor responde no mínimo a 21 questões para gerar o ranking de afinidade, já o candidato(a) precisa responder todos os questionários. Após responder os questionários, o eleitor recebe uma lista de candidatos por ordem de afinidade. 

O acesso é gratuito. O projeto foi lançado em 2016 em Campinas. A plataforma online esta disponível com exclusividade para cinco cidades do Brasil durante a reta final da campanha eleitoral de 2020, com o objetivo de estimular o voto consciente entre os eleitores. 

A ferramenta é promovida em João Pessoa pela Minha Jampa e faz parte da Rede Nossas Cidades (RNC) e, por isso, eleitores(as) de Campinas (SP), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) poderão utilizar a ferramenta. A RNC, o Frontend Campinas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campinas são os realizadores do projeto.


Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Coordenadoria LGBT faz parceria com Celest para oferta de cursos e capacita servidores para atendimento

Caravana da Rede Cuidar chega a Catolé do Rocha e Pombal neste final de semana

Além de João Pessoa, Campina Grande deve ganhar um Centro de Atendimento ao Autista inaugurado até final de março, prevê secretário

Prefeitura e Grupo Havan firmam parceria e Água Fria ganhará terceira faixa para desafogar trânsito