Eleições 2020

João Pessoa: plataforma ajuda eleitor a escolher candidato a vereador com pensamentos mais afinados aos seus interesses

Ferramenta ajuda eleitores a encontrar candidatos a vereador na Capital.

João Pessoa: plataforma ajuda eleitor a escolher candidato a vereador com pensamentos mais afinados aos seus interesses

O acesso é gratuito. O projeto foi lançado em 2016 em Campinas. A plataforma online esta disponível com exclusividade para cinco cidades do Brasil durante a reta final da campanha eleitoral de 2020, com o objetivo de estimular o voto consciente. — Foto:reprodução

O eleitor de João Pessoa conta com uma novidade nas eleições de 2020, o ‘Vota Cidade’. A ferramenta encontra candidatos(as) a vereador(a) que pensam parecido com o eleitor, dando a opção ao eleitor de saber qual candidato mais apresenta projetos em sintonia com seus anseios. Em entrevista ao ClickPB, um dos coordenadores do programa, Jerlan Alves explicou que existe um banco de dados com 110 candidatos entre os 663 que concorrem a uma vaga na Câmara de João Pessoa. Confira o site aqui.

De acordo com ele, devido ao número recorde de candidaturas ao cargo, que se deve principalmente ao fim das coligações para eleições proporcionais: vereador, deputado estadual e deputado federal, e ao descontentamento da população com a política, o projeto surge como uma forma de ajudar na escolha do voto consciente. 

Esta é a primeira eleição em que a mudança passa a valer, apesar da alteração ter sido aprovada em 2017. As coligações ainda são permitidas nas eleições majoritárias: prefeito, presidente, governador e senador.

O lançamento do site aconteceu na última quarta-feira (4) e já permite que o eleitorado tenha acesso a lista de candidatos à Câmara Municipal com quem possui mais afinidade.

Segundo Jerlan, no Vota Cidade, o eleitor responde no mínimo a 21 questões para gerar o ranking de afinidade, já o candidato(a) precisa responder todos os questionários. Após responder os questionários, o eleitor recebe uma lista de candidatos por ordem de afinidade. 

O acesso é gratuito. O projeto foi lançado em 2016 em Campinas. A plataforma online esta disponível com exclusividade para cinco cidades do Brasil durante a reta final da campanha eleitoral de 2020, com o objetivo de estimular o voto consciente entre os eleitores. 

A ferramenta é promovida em João Pessoa pela Minha Jampa e faz parte da Rede Nossas Cidades (RNC) e, por isso, eleitores(as) de Campinas (SP), João Pessoa (PB), Recife (PE) e Porto Alegre (RS) poderão utilizar a ferramenta. A RNC, o Frontend Campinas e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) de Campinas são os realizadores do projeto.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Cagepa interrompe abastecimento de água em locais de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux

2

Paraíba

Trens voltam a circular entre Cabedelo e Santa Rita a partir desta segunda-feira

3

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

4

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

5

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas