Direito

Justiça do Trabalho da Paraíba condena empresa de cruzeiros

Autora do processo trabalhou como assistente de camareira em transatlânticos.

Justiça do Trabalho da Paraíba condena empresa de cruzeiros

A trabalhadora exerceu função como assistente de camareira em navios transatlânticos. — Foto:Arquivo

A Justiça do Trabalho da Paraíba manteve a condenação às empresas MSC Crociere e MSC Cruzeiros do Brasil Ltda a pagarem a uma trabalhadora brasileira, verbas de direitos trabalhistas negados e, ainda, a anotação do contrato na carteira de trabalho. A trabalhadora exerceu função como assistente de camareira em navios transatlânticos.

As empresas apresentaram recurso ordinário contestando a adoção da legislação brasileira para dirimir o litígio, sob o argumento de que a capacitação foi realizada voluntariamente pela trabalhadora e por ela custeada, sem qualquer iniciativa das empresas. Acrescentaram que o treinamento e capacitação não se destina exclusivamente às empresas reclamadas, podendo o candidato ser contratado por qualquer companhia marítima.

No recurso, os advogados sustentaram que “a Justiça brasileira é incompetente para dirimir o presente litígio, já que o contrato em questão foi celebrado e executado grande parte no exterior. O contrato internacional de trabalho celebrado com a reclamante é fruto da autonomia da vontade de seus participantes e tem como norte os termos e condições do acordo coletivo de trabalho firmado entre a MSC Cruciere e a Confitarma, segundo diretrizes impostas pela Federação Internacional dos Trabalhadores em Transporte.

A Convenção de Direito Internacional de Havana afirma que as relações de trabalho no navio são regidas pelas normas do país de sua bandeira”.

Empresas conectadas                                   

A relatora do processo, desembargadora Ana Maria Madruga, afirmou que está bem evidenciado que a autora foi recrutada para trabalhar em território nacional, mais precisamente em Fortaleza, onde realizou os exames admissionais e o curso preparatório. “Observe-se que a testemunha da MSC Crociere admitiu que fez a entrevista de emprego na Rosa dos Ventos, a qual é conectada diretamente com a MSC. Além disso, foi para essa empresa que entregou os exames médicos necessários e foi a mesma que proporcionou a realização de vários cursos necessários, a exemplo de salvamento no mar e prevenção de terrorismo. Foi na Rosa dos Ventos que a testemunha recebeu a passagem para embarque no navio das reclamadas MSC”, escreveu no acórdão a relatora.

No processo, a desembargadora esclarece, ainda, que o representante da empresa admitiu que os termos do contrato já são ajustados aqui no Brasil, confirmando a tese do recrutamento e pré-contratação em território brasileiro. “A toda evidência havia um recrutamento e seleção prévios, pouco importando se realizado diretamente pelas contratantes ou por empresa interposta. Frise-se que em parte significativa da relação a prestação de serviços ocorreu em águas territoriais nacionais, sendo aplicável também por este motivo a legislação brasileira, já que a embarcação tinha natureza civil”.

Reposta da empresa

A MSC Cruzeiros procurou o ClickPB para publicizar o seu posicionamento sobre a situação. O grupo enviou uma nota informando que não comenta ações em andamento.

POSICIONAMENTO

A companhia não comenta ações judiciais em andamento, uma vez que esta não é uma decisão final.

MSC Cruzeiros

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem queda de quase 10% no número de nascimentos entre 2021 e 2022; maior diminuição do Brasil

2

Paraíba

“Vadia, te dou R$ 5 mil para você viver dedicada a mim”, disse médico preso por bater na esposa, na Paraíba

3

Paraíba

Câmara de João Pessoa vai homenagear ex-governador José Maranhão

4

Paraíba

Deslizamento de encosta bloqueia parte da BR-230 entre João Pessoa e Campina Grande

5

Paraíba

Queiroga evita falar número 13 e diz que visita de Bolsonaro a João Pessoa será no dia ’12+1′