Mulher

Sancionada lei que institui a política de prevenção e tratamento de Endometriose na Paraíba

A autora do projeto que institui a Política de Prevenção e Diagnóstico e Tratamento da Doença de Endometriose foi a deputada Danielle do Vale.

Sancionada lei que institui a política de prevenção e tratamento de Endometriose na Paraíba

Não se sabe exatamente quantas mulheres têm endometriose

O governador João Azevêdo sancionou a lei que institui a Política de Prevenção e Diagnóstico e Tratamento da Doença de Endometriose. A sanção foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba. A autora do projeto foi a deputada Danielle do Vale. O objetivo do projeto é assegurar e defender direitos de saúde e sociais e proteção e cuidados com as mulheres e meninas, colocando-as em condições de igualdade.

A política deve promover campanhas de conscientização e educação sobre a endometriose  e seus sintomas, bem como as orientações para procurar o tratamento adequado. Com o tratamento, diminuem os riscos da doença se complicar. Além disso, a lei quer dar suporte psicológico às mulheres afetadas.

A endometriose é uma modificação no funcionamento normal do organismo em que as células do tecido que reveste o útero (endométrio), em vez de serem expulsas durante a menstruação, se movimentam no sentido oposto e caem nos ovários ou na cavidade abdominal, onde voltam a multiplicar-se e a sangrar.  A endometriose é uma doença crônica que pode ser dolorosa.

Não se sabe exatamente quantas mulheres têm endometriose, pois o diagnóstico correto pode ser difícil. Entre 6% a 10% das mulheres são diagnosticadas com endometriose. A porcentagem de mulheres com endometriose é maior na população infértil (25% a 50%) e nas mulheres que têm dor pélvica crônica (75% a 80%). A idade média de diagnóstico é de 27 anos, mas a endometriose também pode se desenvolver em adolescentes.

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Nomeados novos secretários da Educação, Saúde e Turismo da Paraíba

2

Paraíba

Prefeitura de São Bento vai gastar mais R$ 4 milhões com equipamentos de iluminação e construção

3

Paraíba

João Azevêdo confirma Arymatheus Reis como novo secretário de Estado da Saúde

4

Paraíba

Ciclista morre em acidente na BR-230 em Santa Rita

5

Paraíba

Wilson Filho é anunciado como novo secretário de Educação do Estado