Segurança

Sancionada lei que obriga identificação de remetente na entrega de alimentos e presentes na Paraíba

Lei "institui, no âmbito do Estado da Paraíba, a obrigatoriedade de identificação do remetente em entregas de alimentos, bebidas, presentes e itens afins, estabelecendo penalidades em caso de descumprimento."

encomenda, caixa, entregador, delivery

Foto: Pixabay/Ilustrativa

Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quinta-feira (5) que obriga a identificação do remetente na entrega de alimentos, bebidas, presentes e afins na Paraíba.

A Lei nº 13.708, de 4 de junho de 2025, é de autoria do deputado estadual Cicinho Lima. Ela “institui, no âmbito do Estado da Paraíba, a obrigatoriedade de identificação do remetente em entregas de alimentos, bebidas, presentes e itens afins, estabelecendo penalidades em caso de descumprimento.”

O Artigo 1º da lei menciona que “fica proibida, em todo o território do Estado da Paraíba, a entrega de alimentos, bebidas, presentes, produtos ou quaisquer itens por empresas, plataformas digitais de delivery, transportadoras ou entregadores autônomos sem a identificação clara e verificável do remetente.”

O Art. 2º diz que “a identificação do remetente deverá constar de forma impressa ou digital, acessível ao destinatário no momento da entrega, e conterá obrigatoriamente:

I – nome completo ou razão social;

II – número de CPF ou CNPJ;

III – endereço e telefone para contato;

IV – no caso de entrega realizada por terceiros, a identificação do responsável pelo transporte do item.”

A lei ainda prevê proibição do anonimato em qualquer tipo de entrega ou domiciliar ou comercial que envolva itens de consumo humano, presentes ou objetos pessoais.

Em caso de descumprimento, a lei estabelece multa entre R$ 5 mil e R$ 50 mil, “graduada conforme o porte da empresa e a gravidade da infração”.

A lei cita, também, que “as empresas e plataformas digitais deverão implementar mecanismos de checagem e registro que garantam o envio de entregas devidamente identificadas, sob pena de responsabilização solidária.”

Outro ponto é que os entregadores autônomos ou vinculados a plataformas poderão recusar a entrega de qualquer item que não contenha identificação visível ou validada do remetente, sendo-lhes assegurado o direito de não prosseguir com a entrega sem sofrer penalizações ou sanções contratuais.”

A lei entra em vigor 90 doas após a data de publicação.

lei do remetente
Lei do Remetente – Foto: Diário Oficial do Estado da Paraíba

 

 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pai e filho fora do PL: Deputado Caio Roberto segue Wellington e deve anunciar filiação a novo partido

2

Paraíba

João Pessoa supera meta nacional e sobre 5 posições no ranking do MEC de alfabetização das crianças do 2º ano

3

Paraíba

Homem é preso por aplicar golpes em idosos na cidade de Conceição

4

Paraíba

VÍDEO: Anderson Neiff fala sobre morte em show em Cubati e diz que é vítima de preconceito: “não sou segurança”

5

Paraíba

Operação da Polícia Civil contra o tráfico de drogas prende cinco pessoas na Grande João Pessoa