Poluição

Leito do Rio Gramame é tomado por resíduos de papelão; empresa é notificada para fazer limpeza

Uma fiscalização feita pelo Ibama e Sudema constatou o despejo de resíduos sólidos derivados de papelão proveniente da empresa Compel nas águas do rio.

Leito do Rio Gramame é tomado por resíduos de papelão; empresa é notificada para fazer limpeza

O Rio Gramame faz parte da bacia responsável pelo abastecimento de 70% da Grande João Pessoa — Foto:Reprodução

Um trecho de pelo menos 400 metros do Rio Gramame, entre as cidades de João Pessoa e Conde, no Litoral da Paraíba, ficou completamente poluído nesta segunda-feira (16). Uma fiscalização feita pelo Ibama e Sudema constatou o despejo de resíduos sólidos derivados de papelão proveniente da empresa Conpel nas águas do rio.

De acordo com Geandro Guerreiro, chefe de divisão técnico-ambiental do Ibama na Paraíba, em entrevista ao ClickPB, “a suspeita é que houve uma falha no sistema de tratamento e houve esse descarte em grande volume”.

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) notificou a empresa para começar a recolher o material despejado ainda nesta terça-feira (17).

Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam) também esteve no local. Alisson Cavalcanti, chefe de fiscalização da Semam, explicou ao ClickPB que recebeu a imagem de alguns moradores da região e foram averiguar. “Quando chegamos no local o pessoal da Defesa Civil nos informou que dentro da fábrica já se encontravam equipes do Ibama e Sudema fazendo vistorias necessárias para identificar o que causou o problema”.

O Rio Gramame faz parte da bacia responsável pelo abastecimento de 70% da Grande João Pessoa. Por este motivo, é um dos principais rios da Paraíba.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba