Violência

Levantamento nacional revela que 20% dos homicídios contra oficiais de justiça são vítimas mulheres

Nos últimos quatro anos foram registrados mais 775 crimes cometidos contra integrantes da categoria, segundo relatório da Assojaf de Goiás e dados do site especializado infojusbrasil.

Levantamento nacional revela que 20% dos homicídios contra oficiais de justiça são vítimas mulheres

Um caso registrado na Paraíba, em 2017, foi em Pombal. O oficial de justiça Dagvan Monteiro sofreu uma tentativa de homicídio quando cumpria mandados judiciais. — Foto:Reprodução

As mulheres representam 20% dos homicídios consumados contra oficiais de justiça, no Brasil. Um levantamento feito por entidades representativas da categoria profissional acende um sinal de alerta para a atividade de risco, principalmente para as mulheres.

“Quando se olha o numero de homicídios tentados, nota-se que existem apenas registro contra homens, ou seja, todas as vezes que se comete um homicídio contra uma mulher oficial de justiça ele é consumado”, explicou o vice-presidente do Sindicato dos Oficiais de Justiça da Paraíba (Sindojus), Joselito Bandeira, diretor para assuntos legislativos da Afojus/Fojebra.

Segundo o Sindojus, além dos casos de homicídios, outros crimes costumam vitimar os oficiais de justiça durante as diligências ou em razão delas, como crimes contra o patrimônio, desacato, lesão corporal, sequestro, torturas, danos contra seus veículos, já que trabalham em carros particulares para a realização das diligências.

“Agora em fevereiro, estivemos em Brasília e tivemos uma reunião no Ministério da Justiça e apresentamos uma proposta de Decreto, em que o presidente da República reconhece, para fins do artigo 10 do Estatuto do Desarmamento, que a nossa atividade é de risco”, informou Joselito Bandeira. Os oficiais ainda tentam, no Congresso, emplacar projetos de lei que garantam à categoria o direito ao porte de arma.

Nos últimos quatro anos foram registrados mais 775 crimes cometidos contra integrantes da categoria, segundo relatório da Assojaf de Goiás e dados do site especializado infojusbrasil. Um caso registrado na Paraíba, em 2017, foi em Pombal. O oficial de justiça Dagvan Monteiro sofreu uma tentativa de homicídio quando cumpria mandados judiciais.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes