Guariba

Macaco ameaçado de extinção morre após ser atropelado em rodovia no Litoral Norte da Paraíba

O animal foi recolhido e deverá passar por um processo de taxidermia para depois ser encaminhado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para estudos.

Macaco ameaçado de extinção morre após ser atropelado em rodovia no Litoral Norte da Paraíba

Macaco guariba — Foto:crijnfotin /Flickr

Um macaco guariba morreu após ter sido atropelado por um carro na tarde desta quarta-feira (27), na PB-041, em Rio Tinto, no Litoral Norte da Paraíba. De acordo com as informações obtidas pelo ClickPB, o animal foi recolhido e deverá passar por um processo de taxidermia para depois ser encaminhado à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para estudos. 

Conforme apurado pelo ClickPB, a espécie está em extinção e faz parte de uma reserva localizada na estrada de Jacaraú. Segundo o chefe da Área de Proteção Ambiental da Costa dos Corais do Instituto Chico Mendes (ICMBio), Paulo Corrêa, o animal teria saído da área em que estava em busca de outras matas quando foi atropelado. “Ele deve ter desgarrado da família pra procurar outros grupos e outras matas. É um hábito natural”, afirmou ao ClickPB.  

De acordo com Paulo Corrêa, uma equipe do ICMBio foi até o local para recolher o macaco e levá-lo para serem feitos os procedimentos de taxidermia. ” Vamos encaminhá-lo ao processo de taxidermia para fins educacionais, que será destinado aos grupos de pesquisa de ecologia da Universidade Federal da Paraíba. O primeiro passo é congelar o animal. Fazer esse procedimento para ver se vai conseguir fazer a taxidermia. Não sabe se vai ser viável devido os estragos no corpo”, concluiu. 

Ainda segundo Corrêa, a espécie guariba está ameaçada de extinção e foi reproduzida há dez anos na Paraíba, com a criação da reserva biológica pelo ICMBio, na estrada de Jacaraú, com uma área de cerca de 1km. Os macacos são monitorados por chip e vivem em grandes áreas de mata. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Imagem de Iemanjá em João Pessoa é restaurada em “pagamento de promessa”; religiões aguardam nova estátua

2

Paraíba

Desembargadora Herminegilda Leite Machado é empossada vice-presidente e corregedora do TRT-13, na Paraíba

3

Paraíba

Paraibano Ney Suassuna tenta vaga na Academia Brasileira de Letras pela segunda vez

4

Paraíba

Obras da adutora de Conceição que beneficia 4,6 mil famílias será entregue no segundo semestre de 2024

5

Paraíba

Secretário Jean Nunes revela que Paraíba está comprando câmeras corporais e diz que equipamentos ajudam a proteger policiais