Eleições 2022

Mais de 30 urnas já foram substituídas nas primeiras horas de votação deste domingo na Paraíba

Segundo o Tribunal, são 9.602 urnas em funcionamento para atender os eleitores paraibanos.

Mais de 30 urnas já foram substituídas nas primeiras horas de votação deste domingo na Paraíba

Conforme o balanço divulgado, algumas urnas já tinham sido trocadas ao longo do processo de instalação, para evitar interrupções na votação. O objetivo do TRE-PB é encerrar a apuração até às 19h e do TSE, às 20h. ​ — Foto:Reprodução

Até às 12h deste domingo (30), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) registrou 30 substituições de urnas eletrônicas nas seções eleitorais do estado. No boletim divulgado no final da manhã deste domingo (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que em todo o país 1.624 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas após apresentarem algum tipo de mau funcionamento. 

O total de ocorrências envolvendo as urnas no Brasil foi de 3.432. Na Paraíba o número chegou a 284 (6,89% em relação ao Brasil). Apesar do número, a substituição de urnas eletrônicas é um procedimento normal a cada eleição, e a Justiça Eleitoral já prepara previamente milhares de equipamentos reserva que podem ser colocados em operação de imediato.

Como última opção, caso não se possa substituir a urna eletrônica por outra, é possível que seja adotada a votação manual, com cédulas de papel, em urna de lona. Até o momento, isso não foi necessário em nenhuma seção eleitoral do país, informou o TSE.

Para o segundo turno, a Justiça Eleitoral mobilizou cerca de 537 mil urnas eletrônicas, das quais 64.918 são de contingência, ou seja, ficam de reserva para serem acionadas em caso de necessidade. As 929 substituídas até o momento representam 0,17% do total.

Neste ano, pela primeira vez, todas as seções eleitorais do Brasil ficam abertas das 8h às 17h no horário de Brasília. Nas localidades com outro fuso, portanto, o horário é adaptado de acordo com o horário local.

Conforme o balanço divulgado, algumas urnas já tinham sido trocadas ao longo do processo de instalação, para evitar interrupções na votação. O objetivo do TRE-PB é encerrar a apuração até às 19h e do TSE, às 20h.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Bananeiras é destaque na Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte

2

Paraíba

Prefeitura de Bananeiras renova parceria com o Projeto Educar PRF nas escolas para o ano de 2024

3

Paraíba

São Domingos do Cariri desembolsa mais de R$ 400 mil com cachês da festa de emancipação política

4

Paraíba

Jovem é assassinado a tiros em Cabedelo

5

Paraíba

Petrus Cartaxo o “Pisca” é preso em Cabedelo acusado de organizar rinha de galo e ameaçar deputada