Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Paraíba

Editoria sobre Paraíba ir para editoria →

Pandemia

Mais de meio milhão de testes já foram realizados para diagnóstico de Covid-19 na Paraíba

O Lacen-PB tem capacidade para realizar 800 testes por dia, segundo revelou o secretário.

Teste RT PCR é o mais indicado para o diagnóstico da Covid-19. Na Paraíba já foram realizados mais de meio milhão desde o início da pandemia. (Foto: Reprodução)

Por

O número de testes realizados para o diagnóstico da Covid-19 na Paraíba chega a 552.517 até esta terça-feira (12). No Estado é feito o teste RT PCR que é o método laboratorial de biologia molecular e o mais indicado para a doença. O Laboratório Central de Saúde Pública da Paraíba (Lacen-PB) é o responsável por realizar os testes. A capacidade diária, segundo contou ao ClickPB, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, é de 800 por dia.

“É uma autonomia que permite com segurança a testagem de todos os pacientes paraibanos que necessitam realizar o diagnóstico da Covid-19. A testagem é fundamental para que possamos identificar os possíveiss casos da Covid-19 e isolá-los, diminuindo a transmissibilidade”, afirmou, destacando que o prazo para a apresentação do resultado é entre 48 horas e 62 horas. 

Sobre os testes mais indicados para o diagnóstico da doença, o secretário Geraldo Medeiros explicou ao ClickPB que o teste RT PCR é o recomendado. “A Paraíba não usa mais testes rápidos, justamente porque é um teste de baixo rendimento, e que não norteia, do ponto de vista, epidemiológico o isolamento dos pacientes. Muitos testes falso negativo e isso fez com que a Paraíba, que já dispõe de um Parque Tecnológico neste momento adequado para a realização de teste RT PCR que é do swab nasal, que é o padrão ouro, que é o que tem maior rendimento, por isso hoje só façamos esse teste”, frisou.

Para realizar os testes é necessário seguir alguns critérios, segundo comentou o secretário. "Não é você querer fazer o teste e ir fazer. Existe um critério médico, critério epidemiológico. Você deve fazer o teste quando você tem sintomas, uma síndrome gripal e tem que fazer entre o terceiro e sétimo dia do inicio do sintomas. Esse é o critério”, ressaltou, destacando que muitas pessoas estão procurando as UPAs e os PSFs, mas é preciso observar os critérios expostos. 

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Campina Grande limita a 50% ocupação de templos nas celebrações religiosas e bares e restaurantes devem fechar às 23h

Bebê nasce dentro de carro e policiais ajudam no parto realizado em frente à delegacia em Santa Rita

Campina Grande agenda vacinação de idosos em drive thru acima de 80 anos

Inmet emite alerta de perigo por acumulado de chuva para João Pessoa e mais 21 municípios paraibanos