
Óleo em Fortaleza, no Ceará. A Bahia foi o único estado do Nordeste que não foi afetado. — Foto:Futura Press/Folhapress
As manchas de óleo cru que atingiram o litoral nordestino desde o início do mês, afetaram algumas das principais praias turísticas da Paraíba. Foram atingidas 16 praias, de seis municípios paraibanos.
Em João Pessoa foram atingidas as praias de Cabo Branco e Tambaú. Em Cabedelo, foram quatro praias: Formosa, Camboinha, Poço e Intermares. No Conde foram afetadas a praia do Amor, Tambaba, Jacumã e Gramame.
Oiteiro, Lagoa de Praia, Barra do Mamanguape e Praia de Campina foram as atingidas no município do Conde. Também foram afetadas a Praia do Rio Camaratuda, em Mataraca e Praia Bela, em Pitimbu.
O Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) requisitou apoio da Petrobras para atuar na limpeza das praias atingidas.
Os trabalhadores que estão sendo contratados são agentes comunitários, pessoas da população local, que recebem treinamento prévio da empresa para ocasiões em que forem necessários os serviços de limpeza. No entanto, o número efetivo de mão-de-obra dependerá da quantidade de pessoas treinadas disponíveis nas áreas.
Praias – Cidades
Oiteiro, Lagoa de Praia, Campina, Barra do Mamanguape – Rio Tinto
Jacumã, Gramame, Praia do Amor, Tambaba – Conde
Praia do rio Camaratuba – Mataraca
Praia Formosa, Camboinha, Poço, Intermares – Cabedelo
Cabo Branco, Tambaú – João Pessoa
Praia Bela – Pitimbu