
O McDia Feliz 2011, maior campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, será lançado nesta sexta-feira, 12/08, a partir das 9h00, na Ala Infantil do Hospital Napoleão Laureano (HNL), que trata crianças de toda a Paraíba. O evento vai reunir imprensa, voluntários, médicos, empresas parceiras e convidados, em um café da manhã, onde será apresentado o projeto da nova Unidade de Internação Infantil do HNL e as instalações que já foram construídas com o valor arrecadado nas campanhas anteriores.
Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é dia de transformar Big Mac em sorrisos. Só que o McDia Feliz, maior campanha em prol de crianças e adolescentes com câncer no Brasil, começa muito antes, com o trabalho dos voluntários para organizar o evento e a vendas dos tíquetes antecipados de Big Mac que, no dia 27 de agosto, poderão ser trocados pelo sanduíche nos restaurantes McDonald’s de todo o país.
Além de despertar a atenção de toda a sociedade e sensibilizá-la para a maior causa de morte por doença entre crianças e jovens de 5 a 19 anos, a campanha coordenada pelo Instituto Ronald McDonald, visa captar recursos e concentrar esforços em projetos locais, regionais e nacionais a fim de contribuir para o aumento dos índices de cura do câncer infantojuvenil.
Esta será a 23ª edição da campanha que, anualmente, beneficia mais de 30 mil crianças, adolescentes e seus familiares. Este ano, 74 projetos de 59 instituições de todo o país receberão recursos da campanha. Desde o primeiro McDia Feliz, em 1988, mais de 100 instituições de todo o país já foram apoiadas com a arrecadação de mais de R$ 114 milhões.
“Os recursos obtidos por meio do McDia Feliz têm ajudado a transformar a história da oncologia pediátrica brasileira. Se há 30 anos as chances de uma criança com câncer ser curada eram de 15%, hoje este índice pode chegar a 85%, desde que os pacientes sejam diagnosticados precocemente e tratados adequadamente. Só que ainda há um longo caminho a percorrer e todos nós podemos colaborar e ajudar a devolver o sorriso a milhares de crianças e adolescentes”, afirma Francisco Neves, superintendente do Instituto Ronald McDonald.
Ao longo dos últimos 22 anos, os recursos obtidos com o McDia Feliz têm viabilizado a implantação de unidades de internação, ambulatórios, salas de quimioterapia, casas de apoio e unidades de transplante de medula óssea, entre outros projetos em benefício de crianças e adolescentes com câncer.
McDia Feliz na Paraíba
Desde 2003, o McDia Feliz, na Paraíba, arrecadou recursos para construir e equipar o setor ambulatorial da Ala Infantil do Hospital Napoleão Laureano, que foi inaugurado em outubro de 2009. A área de 600 m2, com consultórios médicos e odontológicos, salas de nutrição, assistência social, psicóloga, fisioterapia, quimioterapia, brinquedoteca, entre outros, possibilitou aumentar a qualidade e o número de atendimentos de crianças e adolescentes com câncer, que não precisam ficar internadas.
Este ano, o montante arrecadado será somado ao das duas campanhas anteriores e destinado para construir e equipar a nova Unidade de Internação Infantil do HNL. “Hoje existe um setor de internação no hospital com 16 leitos, mas queremos fazer uma ala melhor, com isolamento. Desta forma, poderemos diminuir e evitar a incidência de infecções entre as crianças. Elas já chegam ao hospital com as defesas baixas e se ficarem com as outras vão adquirir uma infecção que não tinham. Evitando novas infecções, serão menos crianças internadas”, revela Andréa Gadelha, oncopediatra do HNL e presidente da Donos do Amanhã. As obras da nova Unidade de Internação já foram iniciadas.
Como adquirir os tíquetes antecipados
Quem quiser contribuir com a luta contra o câncer infantojuvenil já pode comprar os tíquetes antecipados de Big Mac, no valor de R$ 9,75 cada, na Associação Donos do Amanhã (AV. Cap. José Pessoa, 1097, Jaguaribe. Fone: 3242-2710), instituição beneficiada pelo McDia Feliz na Paraíba, que trabalha junto às crianças portadoras de câncer que fazem tratamento no Hospital Napoleão Laureano (HNL). Empresas também podem aderir à causa encomendando tíquetes para clientes e funcionários.
A venda dos tíquetes antecipados representa uma importante parcela na arrecadação total da campanha McDia Feliz, composta ainda pela venda de sanduíches Big Mac no próprio dia, isoladamente ou na promoção (exceto alguns impostos), além de produtos promocionais. Em 2010, foram vendidos mais de 899 mil tíquetes antecipados no país. Para este ano, a expectativa é chegar a 1 milhão de tíquetes vendidos antecipadamente.
Sobre o Instituto Ronald McDonald e programas
O Instituto Ronald McDonald é uma instituição sem fins lucrativos que promove e apoia iniciativas em benefício de crianças e adolescentes com câncer com o objetivo de aumentar o índice de cura da doença no país. Para isso, a organização desenvolve e coordena Programas – Diagnóstico Precoce, Atenção Integral e Casas Ronald McDonald – que promovem diagnóstico precoce, encaminhamento adequado e atendimento integral e de qualidade para os pequenos pacientes e seus familiares. As principais fontes de arrecadação do Instituto são o McDia Feliz – maior e mais abrangente campanha nacional no combate ao câncer infantojuvenil – e a Campanha dos Cofrinhos, iniciativa que conta com a doação dos trocos dos clientes McDonald’s. Em 2009, o Instituto comemorou dez anos de atuação e desde a sua criação, já foram arrecadados mais de R$ 130 milhões destinados a projetos de construção e reforma de casas de apoio e unidades médicas, compra de equipamentos e veículos, suporte a capacitação profissional e apoio psicossocial a pacientes e familiares, entre muitos outros. Saiba mais sobre as fontes de arrecadação, os programas e as instituições beneficiadas em www.instituto-ronald.org.br.