Realidade

Menos da metade dos profissionais de enfermagem recebem piso na Paraíba, revela presidente do Sindicato da categoria

Como apurado pelo ClickPB, são 50.712 profissionais inscritos no Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB). No entanto, apenas Estado e duas prefeituras pagam o piso da enfermagem.

Menos da metade dos profissionais de enfermagem recebem piso na Paraíba, revela presidente do Sindicato da categoria

No entanto, o piso é pago na íntegra apenas pelo governo do Estado para sete mil profissionais efetivos, aposentados, pensionistas e do PB Saúde. — Foto:Reprodução

Com mais de 50 mil profissionais atuando na área de enfermagem na Paraíba, a situação do pagamento do piso desses profissionais continua uma incógnita para muitos. Como apurado pelo ClickPB, são 50.712 profissionais inscritos no Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren-PB).

João Azevêdo diz que Ministério da Saúde vai recalcular recursos para o piso da enfermagem: “queremos transferência mais justa”

No entanto, o piso é pago na íntegra apenas pelo governo do Estado para sete mil profissionais efetivos, aposentados, pensionistas e do PB Saúde. No caso dos serviços prestados o pagamento não está sendo efetivado. As prefeituras de Alhandra e São Mamede também estão cumprindo com as obrigações do pagamento do piso.

Cícero Lucena critica ‘pontos vagos’ na lei e diz que João Pessoa vai receber metade do necessário para pagamento do piso da enfermagem

De acordo Fábio Petterson, presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado da Paraíba (SATENF-PB), apesar da determinação da Lei aprovada no Congresso e prazos determinados aos Estados e municípios para cumprimento da legislação muitos gestores não estão efetuando o pagamento.

“Temos apenas duas prefeituras pagando o piso, dos 233 municípios, além do governo do Estado que paga apenas aos efetivos do quadro, excluindo os prestadores de serviço. Queremos deixar claro que o piso não está suspenso pelo STF, ou muitos menos, é inconstitucional”, afirmou o presidente da categoria.   

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Inmet renova aviso laranja de acumulado de chuva para João Pessoa e Defesa Civil fica em alerta

2

Paraíba

Morre o motorista de caminhão que pegou fogo na BR-101 em Mamanguape

3

Paraíba

Inmet emite alerta de vendaval para 127 cidades do interior da Paraíba

4

Paraíba

Após repercussão negativa, academia suspende temporariamente cobrança de acesso de personal trainers

5

Paraíba

Dia D de vacinação contra a Pólio e do calendário de rotina acontece hoje em João Pessoa