Pandemia

Mesmo imunizado com duas doses, é necessário continuar usando máscara e se protegendo contra a covid-19, alerta médica

Mesmo imunizado com as duas doses, é necessário continuar usando máscara e álcool, evitando aglomerações e se protegendo contra o vírus, alertou a médica​ pediatra e especialista em imunização, Socorro Martins, em entrevista ao programa 'Arapuan Verdade'.

Mesmo imunizado com duas doses, é necessário continuar usando máscara e se protegendo contra a covid-19, alerta médica

A especialista destacou que não se deve abrir mão dos cuidados recomendados, pois as vacinas ajudam no reforço imunológico do indivíduo, mas elas não apresentam 100% de eficácia, ao considerar as mutações que o vírus sofreu nos últimos meses com as novas — Foto:reprodução

A vacina contra a Covid-19 é a única forma de barrar a contaminação do vírus que já tirou a vida de 7.957 pessoas na Paraíba, segundo dados do último boletim da Secretaria de Saúde. Mas, mesmo imunizado com as duas doses, é necessário continuar usando máscara e álcool, evitando aglomerações e se protegendo contra o vírus, alertou a médica pediatra e especialista em imunização, Socorro Martins, em entrevista ao programa ‘Arapuan Verdade’, nesta quinta-feira (10).

Como acompanhou o ClickPB, a especialista destacou que não se deve abrir mão dos cuidados recomendados, pois as vacinas ajudam no reforço imunológico do indivíduo, mas elas não apresentam 100% de eficácia, ao considerar as mutações que o vírus sofreu nos últimos meses com as novas variantes.

“O indivíduo com uma dose está parcialmente imunizado, então ele está suscetível a se contaminar. Não existe uma vacina 100% eficaz. Essas vacinas foram feitas para a cepa original do vírus. Agora a cepa que predomina é a P1. Além de não ter nenhuma vacina 100% eficaz, temos as variantes que podem comprometer. As pessoas precisam entender que para esse momento, a vacinação é uma importante ferramenta, mas ela só atinge êxito quando mais de 70% da população estiver imunizada com as duas doses. É necessário manter os protocolos sanitários para não pegar o vírus”, explicou.

A médica também reforçou outros cuidados, como em casos de pessoas que tiveram a doença. “A vacinação de quem teve a doença deve aguardar o período após 30 dias da recuperação da covid-19 para que se possa tomar a vacina com segurança”, alertou.

Segundo o sistema de informação SI-PNI do Ministério da Saúde, a Paraíba fez a aplicação de 1.386.200 doses. Até o momento, 928.912 pessoas foram vacinadas com a primeira dose e 457.288 com a segunda dose da vacina. E já distribuiu um total de 1.907.680 doses de vacina aos municípios.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes