Covid-19

Ministério Público dá cinco dias para Prefeitura de João Pessoa apresentar informações sobre cemitérios e identificação de corpos

De acordo com o documento, as informações sobre os óbitos também devem ser centralizadas em uma instituição.

Ministério Público dá cinco dias para Prefeitura de João Pessoa apresentar informações sobre cemitérios e identificação de corpos

MPPB pediu levantamento da capacidade dos cemitérios públicos de João Pessoa — Foto:Walla Santos/ClickPB

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) expediu recomendação a Prefeitura de João Pessoa para que apresente, no prazo de cinco dias, um levantamento da capacidade cemiterial do município, com plano de contingência diante do risco de colapso funerário. O MPPB também pede que a prefeitura adote providências para zelar pela identificação dos corpos. 

Trocas de corpos têm ocorrido com frequência na Paraíba durante a pandemia. O caso mais recente ocorreu no dia 21 de junho e foi o de um homem de Queimadas, sepultado por engano em Ingá. Em João Pessoa, um homem foi enterrado na cova errada no Cemitério do Cristo, no último dia 15 de junho, após haver uma troca de corpos entre os hospitais Prontovida e Santa Isabel.

A recomendação, assinada pela promotora de Justiça de Defesa da Saúde, Maria das Graças de Azevêdo Santos, foi expedida nessa quarta-feira (1) e também solicita que corpos não identificados sejam enterrados e não cremados, para possibilitar a exumação futura.

De acordo com o documento, as informações sobre os óbitos também devem ser centralizadas em uma instituição, que deverá fornecer ao público em geral informações sobre enterros e cremações para que as pessoas saibam como proceder em caso de necessidade.

Outra recomendação é que a capacidade dos cemitérios públicos da cidade seja ampliada, caso fique constatada a insuficiência de espaços.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes