Medidas

Ministério Público Federal inicia reunião com segmento de shows e eventos para discutir mais restrições de público na Paraíba

De acordo com o órgão, não há previsão de encerramento da reunião.

Ministério Público Federal inicia reunião com segmento de shows e eventos para discutir mais restrições de público na Paraíba

Aglomeração em shows na Paraíba tem preocupado o Ministério Público Federal. — Foto:Ilustrativa / Pixabay

A procuradora da República Janaína Andrade, do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF-PB), está em reunião com representantes do setor de shows e eventos na Paraíba. O objetivo do encontro é discutir restrições de público devido ao aumento de casos de Covid-19 pela variante ômicron e da nova cepa da gripe, que vem ocupando leitos em hospitais do estado. 

De acordo com o órgão, não há previsão de encerramento da reunião, que acontece de forma virtual. Foram convocados o segmento de shows e entretenimentos e a Secretaria de Estado da Saúde para discutir a realização de eventos de massa que possam gerar aglomerações.

Ao final da discussão, devem ser enviados ao Governo da Paraíba os encaminhamentos acordados e considerações de possível alteração no decreto que limita a participação de público em eventos de massa, em razão da alta transmissibilidade da variante Ômicron, do coronavírus.

“O motivo da reunião é o aumento no número de casos de covid nos últimos 15 dias no Estado da Paraíba, que levou ao incremento da procura por testes na rede pública e privada, o que pode ocasionar a demora nos resultados e afetar, inclusive, o manejo clínico dos pacientes”, relata o MPF-PB, de acordo com informações obtidas pelo ClickPB.

Ainda segundo o Ministério Público Federal, “já há o aumento no número de atendimentos clínicos e hospitalares, amplamente noticiado pela imprensa e, mesmo sem impacto em maiores internações, o setor privado de saúde já sente o impacto da dinâmica hospitalar. A rede pública também informou que o Hospital Metropolitano esgotou os leitos para covid.”

Na quarta-feira (26), o Observatório de Síndromes Respiratórias da Universidade Federal da Paraíba (OBSRUFPB), informou ao MPF que o número reprodutivo efetivo (Rt) da Paraíba era aproximadamente igual a 1,44. O Rt indica quantas pessoas, em média, um indivíduo infeccioso pode contagiar. Na ocasião, o professor Hemílio Coelho, coordenador do Observatório, explicou que o Rt 1,44 significa que cada 100 pessoas infectadas na Paraíba são capazes de transmitir o vírus para outras 144 pessoas. “Importante ressaltar que a variante Ômicron avança e já fez com que os patamares de infecção sejam superiores ao segundo semestre de 2021 em um período curto”, apontou o professor.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Policial é alvejado durante operação em Cabedelo; homem é preso

2

Paraíba

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

3

Paraíba

Prefeitura de Cuité de Mamanguape ‘amplia’ gastos e contrata mais de R$ 700 mil em shows

4

Paraíba

Paraíba tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes de até 60km/h para 92 municípios do Sertão

5

Paraíba

Cabedelo vai ganhar dez novos ônibus para o transporte coletivo; entrega será amanhã