Dentista

Morador de Alagoa Grande denuncia suposto funcionário fantasma em PSF

Apesar de haver registro do dentista no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a população de Zumbi nunca o viu pelo PSF da região.

Morador de Alagoa Grande denuncia suposto funcionário fantasma em PSF

São sete meses sem um dentista fixo na unidade, segundo relata o denunciante ao ClickPB — Foto:Assessoria/Prefeitura de Alagoa Grande

Um morador de Alagoa Grande denunciou ao ClickPB que a prefeitura mantém cadastrado no Ministério da Saúde um dentista que nunca foi ao Posto de Saúde da Família (PSF) do distrito de Zumbi. Ele disse que a população somente passou a ser atendida por um profissional odontológico após cobrança dos agentes de saúde ao coordenador de Saúde Bucal do município, que adotou uma escala especial com dentistas de outras unidades para atender os moradores do local durante três dias por semana.

Apesar de haver registro do dentista no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a população de Zumbi nunca o viu pelo PSF da região. São sete meses sem um dentista fixo na unidade, segundo relata o denunciante ao ClickPB.

Ainda de acordo com a denúncia, a prefeitura manteve o dentista cadastrado para não perder os recursos do Ministério da Saúde. Ele disse que o trabalho dos três dentistas que se revezam para cobrir a falta de um profissional específico no PSF de Zumbi é contabilizado para o dentista cadastrado no CNES e não para os profissionais que realmente atendem os moradores.

O ClickPB não conseguiu falar com o prefeito Antônio Sobrinho e com o secretário de Saúde de Alagoa Grande, André Fernandes. No dia 9 de agosto, o secretário André Fernandes procurou o ClicKPB para esclarecer a situação.

No mês de julho, a secretaria de Saúde conseguiu contratar um dentista para substituir uma profissional que pediu licença sem vencimento pelo período de dois anos. Ícaro Gomes de Castro pela secretaria de Saúde por excepcional interesse público. O primeiro mês de trabalho de Ícaro foi feito em outra unidade de saúde para possibilitar o acompanhamento e treinamento pelo coordenador de saúde bucal da cidade. Este fato explica a denúncia dos moradores do distrito de que o dentista contratado não estava atuando no PSF de Zumbi.

*Esta matéria foi atualizada no dia 9 de agosto para inclusão do esclarecimento da Prefeitura de Alagoa Grande sobre os fatos denunciados.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Lula critica preço do gás e revela possibilidade de linha de crédito para entregadores comprarem motos

2

Paraíba

Jovem de 20 anos de idade e com oito processos criminais é preso enquanto recebia atendimento médico no Hospital de Trauma de João Pessoa

3

Paraíba

Após ação do Ministério Público, direção da ABRACE se pronuncia, demonstra surpresa e se coloca à disposição de autoridades

4

Paraíba

“Deus deixou o Sertão sem água porque sabia que eu ia ser presidente da República”, diz Lula na Paraíba

5

Paraíba

Ex-prefeito, médico Jarques Lúcio revela fatores que mais provocam perda da ereção: “prejudicial ao pênis”