Saúde

Mortes de aves marinhas em praias do litoral paraibano são investigadas e secretário de Conde alerta: “evitar tocar e acionar Ibama”

De acordo como Secretário de Meio Ambiente de Conde, Walber Farias, a suspeita é de que as mortes estejam relacionadas a uma possível contaminação por gripe aviária.

Mortes de aves marinhas em praias do litoral paraibano são investigadas e secretário de Conde alerta: "evitar tocar e acionar Ibama"

O gestor ainda alertou para que a população evite tocar em aves mortas encontradas nas praias. "No caso de localizarem, a orientação é procurar a Secretaria de Meio Ambiente do município ou órgãos ligados ao Ibama", reforçou. — Foto:reprodução

Na última terça-feira (23), foram localizadas em algumas praias do Litoral Sul e também do Litoral Norte do estado, algumas aves marinhas mortas, no litoral de Conde, Barra do Graú (2 aves) e Arapuca (1 ave). 

De acordo como Secretário de Meio Ambiente de Conde, Walber Farias, a suspeita é de que as mortes estejam relacionadas a uma possível contaminação por gripe aviária. “Diante do aparecimento destas aves e a questão da infecção de gripe aviária, entramos em contato com o Ibama e demais órgãos responsáveis para que nos sejam repassados todos os protocolos necessários para situações como esta”, disse.

O gestor ainda alertou para que a população evite tocar em aves mortas encontradas nas praias. “No caso de localizarem, a orientação é procurar a Secretaria de Meio Ambiente do município ou órgãos ligados ao Ibama”, reforçou. 

Ainda segundo ele, ainda não existe um laudo que confirme a morte por gripe aviária. “As mortes destas aves estão sendo investigadas para que seja confirmada se são decorrentes da gripe aviária ou outro tipo de doença que atinja estes animais”, lembrou.

Casos no Espírito Santo

Como apurou o ClickPB, casos semelhantes foram registrados também no estado do Espírito Santo. De acordo com o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos de Cariacica (Ipram), após perícia foi constatada a detecção dos primeiros casos do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade – H5N1 em três aves silvestre. A situação fez o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) emitir alerta para evitar contaminações e risco ao mercado.  

Saiba mais:

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Paraíba tem alerta de chuvas intensas e ventos fortes de até 60km/h para 92 municípios do Sertão

2

Paraíba

Cabedelo vai ganhar dez novos ônibus para o transporte coletivo; entrega será amanhã

3

Paraíba

Prefeitura de Tacima gasta quase R$ 500 mil em 7,2 toneladas de carne bovina, frango, linguiça e outros itens

4

Paraíba

Mais seis empresas devem se instalar no Complexo Aluízio Campos, em Campina Grande, nos próximos meses

5

Paraíba

Governo da Paraíba destina mais de R$ 8 milhões para pagamento do Garantia-Safra a agricultores de 135 municípios