Usina

MPF investiga denúncia de pulverização de veneno nas proximidades de comunidade indígena

O veneno teria atingido as plantações da comunidade indígena Aritingui, que ficam localizadas no entorno das plantações de cana-de-açúcar da Usina Japungu.

MPF investiga denúncia de pulverização de veneno nas proximidades de comunidade indígena

Segundo a denúncia, a Usina Japungu teria utilizado aeronave agrícola para a pulverização de veneno em suas plantações — Foto:Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba iniciou uma investigação para apurar a pulverização de veneno nas proximidades de uma comunidade indígena em Rio Tinto, Litoral Norte da Paraíba. O procedimento preparatório que já existia foi convertido em um inquérito civil, de acordo com portaria publicada na edição da última sexta-feira (08) do Diário Oficial do MPF.

O procurador da república, Werton Magalhães Costa, é o responsável pela investigação e considerou a necessidade de apurar mais detalhadamente os fatos narrados na representação.

Segundo a denúncia, a Usina Japungu teria utilizado aeronave agrícola para a pulverização de veneno em suas plantações. No entanto, este veneno teria atingido as plantações da comunidade indígena Aritingui, que ficam localizadas no entorno das plantações de cana-de-açúcar da Usina Japungu.

A Usina Japungu informou que nunca teria realizado trabalhos de pulverização no local, segundo a apuração do MPF. A FUNAI deverá se manifestar sobre a eventual persistência das atividades e os possíveis responsáveis.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Catolé do Rocha deve torrar mais de meio milhão de reais com shows em maio; R$ 400 mil apenas com Xand

2

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas e ventos intensos para João Pessoa e outros 22 municípios da Paraíba

3

Paraíba

Ministério Público recomenda reabertura das inscrições do concurso de Juripiranga

4

Paraíba

Prefeito autoriza início de obras da Praça do Cuiá, que será a 2ª no bairro construída pela atual gestão

5

Paraíba

Acidente na BR-101 deixa uma pessoa ferida e outra morta, em Alhandra