Igualdade

MPT recomenda que empresas e órgãos públicos respeitem escolha das pessoas trans para uso de banheiros

De acordo com a notificação assinada pelo procurador do Trabalho, decisão considera o teor dos recentes julgamentos do STF

Eduardo Varandas

O Procurador do Trabalho Eduardo Varandas é colunista do Portal ClickPB e traz texto novo.

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) emitiu uma recomendação para empresas e órgãos públicos para que respeitem o direito de trabalhadores transgênero de utilizar banheiros e vestiários compatíveis com o gênero com o qual se identificam. 

De acordo com a notificação assinada pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, decisão considera o teor dos recentes julgamentos como do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos direitos das pessoas transgênero. 

Segundo Varandas, deve haver o reconhecimento das pessoas trans como detentoras de direitos e ser garantido a elas o acesso ao banheiro. “A sociedade precisa respeitar a identidade de gênero de cada pessoa humana. O STF já decidiu que inexiste diferença entre pessoas trans e cis”, destacou o procurador.

“Não pode haver qualquer discriminação contra quem é trans. Primeiro nós vamos notificar, já estamos fazendo a notificação pública e depois haverá uma maior atuação específica e uma maior fiscalização. Uma vez descumprida a recomendação será instaurado o procedimento acerca do crime de investigação civil e, havendo o crime serão tomadas as providências”, explicou. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pitbull ataca idosa em Mangabeira e vítima é socorrida para o Hospital de Trauma

2

Paraíba

Juiz pode decidir hoje sobre pedido de prisão domiciliar de ex-diretora do Padre Zé

3

Paraíba

Tribunal de Contas assume coordenação do Fórum de Combate à Corrupção na Paraíba

4

Paraíba

Mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas da Paraíba podem renegociar dívidas; veja como

5

Paraíba

Casais inscritos no Casamento Coletivo do São João de Campina Grande participam de reunião nesta quarta-feira