Igualdade

MPT recomenda que empresas e órgãos públicos respeitem escolha das pessoas trans para uso de banheiros

De acordo com a notificação assinada pelo procurador do Trabalho, decisão considera o teor dos recentes julgamentos do STF

Eduardo Varandas

O Procurador do Trabalho Eduardo Varandas é colunista do Portal ClickPB e traz texto novo.

O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) emitiu uma recomendação para empresas e órgãos públicos para que respeitem o direito de trabalhadores transgênero de utilizar banheiros e vestiários compatíveis com o gênero com o qual se identificam. 

De acordo com a notificação assinada pelo procurador do Trabalho Eduardo Varandas Araruna, decisão considera o teor dos recentes julgamentos como do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação aos direitos das pessoas transgênero. 

Segundo Varandas, deve haver o reconhecimento das pessoas trans como detentoras de direitos e ser garantido a elas o acesso ao banheiro. “A sociedade precisa respeitar a identidade de gênero de cada pessoa humana. O STF já decidiu que inexiste diferença entre pessoas trans e cis”, destacou o procurador.

“Não pode haver qualquer discriminação contra quem é trans. Primeiro nós vamos notificar, já estamos fazendo a notificação pública e depois haverá uma maior atuação específica e uma maior fiscalização. Uma vez descumprida a recomendação será instaurado o procedimento acerca do crime de investigação civil e, havendo o crime serão tomadas as providências”, explicou. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Dinho prevê que nove vereadores podem não se reeleger em outubro e diz que Câmara pode ter “grande renovação” em João Pessoa

2

Paraíba

“Estamos bastante ansiosas”, revela Terezinha Domiciano sobre nome ser validado para encabeçar lista tríplice na UFPB

3

Paraíba

Napoleão Maracajá rebate fala de Rostand Paraíba e diz que aumento de 40% deveria ser doado a instituições: “inadmissível”

4

Paraíba

Operação do Gaeco e Polícia Militar cumpre 30 mandados em 14 cidades da Paraíba

5

Paraíba

Acidente no viaduto das Três Lagoas deixa trânsito lento na BR-230