Paraíba

Museu e Cripta de Epitácio Pessoa são reabertos à visitação pública e TJ celebra 4ª etapa dos seus 120 anos

    O Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, no andar térreo do Palácio da Justiça, foram reabertos para visitação, […]

Museu e Cripta de Epitácio Pessoa são reabertos à visitação pública e TJ celebra 4ª etapa dos seus 120 anos

 

 

O Museu e Cripta de Epitácio Pessoa, no andar térreo do Palácio da Justiça, foram reabertos para visitação, após reforma. “Um povo sem memória é povo sem história”, disse o presidente em exercício do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Leôncio Teixeira Câmara, durante a solenidade de reabertura, por ocasião da quarta etapa das comemorações alusivas ao aniversário dos 120 anos de instalação da Corte.

 

Na solenidade, ocorrida na tarde da quinta-feira 28, o procurador do TCE e sobrinho-trineto do homenageado, Marcílio Toscano Franca Filho, fez uma palestra sobre o jurista e ex-presidente Epitácio Pessoa. “Com essa reinauguração, essa Corte torna mais acessível a informação histórica, permitindo a divulgação do conhecimento e a conservação de um patrimônio cultural da Paraíba. Dentre as últimas homenagens que foram prestadas a Epitácio Pessoa, essa é, sem dúvida, a mais especial, pois nascida no seio dos seus conterrâneos”, afirmou.

 

O procurador também lançou o livro “A cegueira da Justiça”, que foi apresentado pelo presidente da Comissão dos 120 anos do TJ, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque. A obra trata das representações simbólicas, por meio da figura da deusa grega Themis, a Deusa da Justiça. “A origem desta simbologia foi examinada com profundidade pelo autor, que editou esta obra contribuindo com a história da Justiça, das Artes e da Filosofia do Direito, através de suas reflexões”, disse o desembargador.

 

Ainda durante a solenidade, foi apresentado vídeo sobre o Memorial Virtual do Judiciário Paraibano, bem como exibidas fotografias em 360º, recurso que permite ao internauta navegar por recintos do Tribunal: Sala de Sessões do Pleno, Salão Nobre, Cripta de Epitácio Pessoa, além da área externa e frontal do Palácio da Justiça. A tecnologia interativa de visualização será agregada ao Memorial.

 

A solenidade foi marcada, também, pelo lançamento, na versão em papel e digital, do número 127 da Revista do Foro, que veio acompanhada de uma compilação dos 20 volumes relativos aos últimos 10 anos. A apresentação foi feita pelo desembargador Fred Coutinho, membro da Comissão de Divulgação e Jurisprudência do TJPB. “Esta revista traz os trabalhos desta Corte e as atualizações do Direito, tornando-se uma ponte estável entre o Tribunal de Justiça, a sociedade e o progresso científico das universidades”, afirmou.

 

As publicações foram distribuídas, junto ao quinto número do informativo Judiciarius, editado pelo assessor da Presidência, Evandro da Nóbrega, com textos históricos e notícias do TJ.

 

Também estiveram presentes na solenidade o procurador-geral do Estado, Gilberto Carneiro da Gama, representando o governador Ricardo Coutinho; o presidente do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP), Joaquim Osterne Carneiro, além de desembargadores, juízes,  procuradores, advogados, servidores, oficiais e familiares.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes