
O navio de guerra, fragata “União”, da Marinha do Brasil (MB), estará aberta à visitação pública no Porto de Cabedelo-PB, no domingo (21). O acesso terá início às 14h e os portões serão fechados às 17h. A visitação faz parte de uma série de atividades promovidas pela Marinha.
Como acompanha o ClickPB, por ocasião da visitação, será realizada uma “Campanha Solidária” voluntária para arrecadação de alimentos não perecíveis, onde haverá um militar responsável pelo recebimento das doações, com o objetivo de ajudar instituições de caridade da sociedade paraibana.
A visitação ocorrerá por ordem de chegada. Aqueles que ainda estiverem na fila, por ocasião do fechamento dos portões, poderão acessar o navio até o limite do horário do pôr do sol, momento em que a tripulação da Fragata “União” (F45) conduzirá o Cerimonial à Bandeira.
A F45 é um Navio escolta de emprego geral, subordinado ao Comando do 1o Esquadrão de Escolta, dotado de capacidade para conduzir ações de superfície, operações antissubmarinos e operações aéreas com helicóptero embarcado no navio.
Helicóptero Super Lynx
Na visitação contará com a presença do helicóptero “Super Lynx” do 1o Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (EsqdHA-1).O EsqdHA-1 é dotado de aeronaves que demonstram versatilidade, integrando o sistema de armas dos navios de superfície da Esquadra Brasileira, a fim de ampliar as possibilidades dos sensores de bordo e capacidade de reação dos navios, cujo lema é “Invenire Hostem et Delere” (“Encontrar o inimigo e destruí-lo”).
História
Sexto navio de sua classe, a Fragata “União” foi construída no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro em junho de 1972 e incorporada à Armada em 12 de setembro de 1980. Em 2003 passou pelo processo de modernização, que proporcionou à embarcação o aumento de sua vida operativa. Em 2011, foi o primeiro Navio da Marinha do Brasil a assumir a importante função de Capitânia da Força Tarefa Marítima da UNIFIL, a missão de paz das Nações Unidas no Líbano.
O lema do Navio, “A União faz a Força”, vem sendo utilizado por organizações, entidades e Estados ao longo da história, e ressalta a importância da unidade nacional, da cooperação, do apoio mútuo e da orientação dos esforços para se alcançar grandes objetivos.