A Netflix diz que o filme de suspense Bird Box estreou com um recorde de audiência para o serviço de streaming: ele foi assistido por 45.037.125 contas em sete dias — ou mais de um terço dos assinantes em todo o mundo. O número de espectadores pode ser ainda maior, já que várias pessoas dividem a mesma conta.
Netflix fatura mais que SBT e pode ultrapassar NET em número de assinantes
Como ver conteúdo interativo na Netflix (Black Mirror: Bandersnatch)
Qual é o critério para dizer que uma conta viu Bird Box? A Netflix explica ao The Verge que o usuário precisa ter ultrapassado 70% do tempo total de execução, incluindo créditos. Além disso, a empresa considera apenas o número de contas, não de espectadores: “cada conta pode incluir várias visualizações e espectadores, mas é contabilizada apenas uma vez”.
Ou seja, pelo menos 45 milhões de pessoas assistiram a pelo menos 70% de Bird Box. Esse número deve ser ainda maior, dado que as pessoas podem ter visto o filme com amigos ou familiares — ou podem ter dividido a conta.
A Netflix tem 137 milhões de assinantes em todo o mundo, segundo seu resultado financeiro mais recente. Isso significa que mais de um terço dos clientes viu Bird Box em apenas uma semana. A empresa não revela os países nem regiões em que o filme foi mais assistido.
É raro ver a Netflix divulgando dados sobre audiência. Até hoje, tínhamos apenas estimativas: por exemplo, a Nielsen diz que o filme original Bright, estrelado por Will Smith, teve 11 milhões de espectadores nos primeiros três dias. Enquanto isso, O Paradoxo Cloverfield atraiu 5 milhões de pessoas em sua primeira semana. Esses dados consideram apenas os EUA.
Bird Box estreou exclusivamente na Netflix em 21 de dezembro. Malorie (Sandra Bullock) tem que proteger a família de uma força misteriosa que leva as pessoas ao suicídio. Ela tenta encontrar um lugar seguro para seus dois filhos, mas todos precisam ficar sempre com os olhos vendados. O filme tem pontuação de 65% no Rotten Tomatoes.