
A programação religiosa da Festa das Neves chega a sua 6ª noite de celebração. Hoje, às 19h, horas, Monsenhor Ednaldo Araújo celebra a Dedicação da Catedral.
Segundo a liturgia católica, “dedicar” uma igreja é o ato de oferecer e consagrar o templo como um espaço sagrado para o culto a Deus.
- FERIADÃO: João Pessoa terá ponto facultativo e feriado prolongado na próxima semana
- Raifi Sousa e Gera Almeida colocam público para dançar hoje na programação da Festa das Neves em João Pessoa
A dedicação envolve a consagração do altar, das paredes e de todo o espaço da igreja, tornando-o um lugar santo.
O aniversário de dedicação relembra, junto com a consagração do templo de pedra, a con-sagração pessoal de cada um no dia do batismo como templo santo dedicado à habitação do Senhor.
A Catedral é a igreja do bispo, que de sua cátedra preside a assembleia dos fiéis de sua diocese. Não há rito específico, a liturgia é própria dos aniversários da dedicação da igreja.
No caso da catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, a igreja foi dedicada por D. Adalto Aurelio de Miranda Henrique e todos os anos se celebra o aniversário da dedicação.
O diretório da CNBB divulga o aniversário de dedicação de todas as catedrais do Brasil.
Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves
A Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, localizada em João Pessoa, foi construída inicialmente em 1586 pelos colonizadores da Paraíba, em homenagem à santa padroeira da cidade e do estado.
A igreja, inicialmente simples e de taipa, foi reconstruída várias vezes ao longo dos séculos, ganhando sua forma atual em estilo eclético após reformas iniciadas em 1881. Foi elevada à categoria de catedral em 1894 e, posteriormente, a basílica menor em 1997.
