Política

Nilda Gondim assume vaga no Senado ao lado do filho e senador Veneziano

Nilda assume como suplente devido à licença do senador José Targino Maranhão (MDB-PB), que está em tratamento de saúde por ter sido diagnosticado com a Covid-19.

Nilda Gondim assume vaga no Senado ao lado do filho e senador Veneziano

A matriarca, além do filho senador, tem também Vital do Rêgo, que desde 2014, segue como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). — Foto:reprodução

A ex-deputada federal Nilda Gondim (MDB-PB) tomou posse nesta terça-feira (12) como Senadora da República. Ela esteve acompanhada do seu filho, também senador da República, Veneziano Vital do Rêgo. Nilda assume como suplente devido à licença do senador José Targino Maranhão (MDB-PB), que está em tratamento de saúde por ter sido diagnosticado com a Covid-19.

A senadora foi empossada no cargo de Senadora pelo Presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP), na Sala da Presidência do Senado, acompanhada também dos amigos, como o senador Marcelo Castro, a Senadora Simone Tebet, o Senador Renan Calheiros e o Senador Eduardo Braga. 

Com a posse de hoje, se concretiza um fato curioso na política paraibana. Esta é a primeira vez que três integrantes, em linha familiar de primeiro grau, tem a oportunidade de representar o seu estado, no Senado Federal. A matriarca, além do filho senador, tem também Vital do Rêgo, que desde 2014, segue como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Ao tomar posse, a senadora prometeu defender os temas “que tanto dignificaram o Brasil e os paraibanos”, que também foram defendidos por ela na época em que exerceu mandato de deputada federal. Segundo Nilda Gondim, a expectativa é de muito trabalho, com o mesmo propósito de produtividade exercido na Câmara, onde apresentou mais de 690 proposições; 36 Projetos de Lei, diversas relatorias e muitas participações nas comissões.

“Da mesma forma como exercemos nosso mandato na Câmara Federal, vamos nos esforçar, no Senado, para que a Paraíba continue bem representada, e por isso, devo manter uma interlocução frequente com os gestores públicos do Estado, inclusive com o governador João Azevêdo, com quem já mantive contato e me coloquei à disposição”, disse Nilda, adiantando que seu mandato dará uma atenção maior, nesse momento, à saúde pública no país e na Paraíba, por conta da pandemia do coronavírus.
 
Atuação – A Senadora Nilda Gondim pretende reaver alguns projetos de lei de sua autoria que tramitavam no Senado e que foram arquivados devido a mudança de legislatura. A intenção é repetir o êxito de ter projetos de sua autoria transformados em lei, como ocorreu com o seu PL 659/2011, que virou a Lei Ordinária 12.955/2014 – que “Altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para conceder prioridade na fila de adoção para a criança ou adolescente com deficiência ou doença crônica”.
 
Fato Inédito – A posse de Nilda Gondim como Senadora da República traz um fato inédito na política nacional. Esta é a primeira vez que três integrantes, em linha familiar de primeiro grau, tem a oportunidade de representar o seu estado, no Senado Federal. Dos três membros, Vital do Rêgo Filho foi o primeiro a representar a Paraíba no Senado. O segundo foi Veneziano Vital do Rêgo. E agora, dois anos depois, ela assume mandato de Senadora da República.
 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

2

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

3

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

4

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista

5

Paraíba

Prefeitura de Alagoa Nova vai torrar quase R$ 600 mil em shows para Festa do Produtor Rural