Economia

Nova medida provisória para abrir mercado de combustíveis pode não reduzir preço final, analisa presidente do Sindipetro da Paraíba

o presidente do Sindicato dos Revendedores de Petróleo da Paraíba, Omar Haddad, questionou se a novidade trará redução real ao consumidor.

Nova medida provisória para abrir mercado de combustíveis pode não reduzir preço final, analisa presidente do Sindipetro da Paraíba

A MP, também flexibiliza a fidelidade à bandeira, ou seja, permite que postos que exibem determinada marca comercial revendam combustíveis de outros distribuidores. — Foto:reprodução

Com a assinatura da medida provisória (MP) que autoriza a venda de combustíveis como o etanol por produtores ou importadores diretamente aos postos de combustíveis, feita pelo presidente Jair Bolsonaro, nesta quarta-feira  (11), o presidente do Sindicato dos Revendedores de Petróleo da Paraíba (Sindipetro-PB), Omar Haddad, questionou se a novidade trará redução real ao consumidor. 

A MP entra em vigor no quarto mês após a publicação no Diário Oficial da União. Segundo a Presidência, o prazo visa propiciar aos estados tempo suficiente para adequação à mudança proposta para a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é estadual.

Como acompanhou o ClickPB, Omar analisou que será preciso aguardar os próximos passos da medida para saber se haverá redução no valor. “Essa medida eu vejo com bons olhos, desde que fique claro como é que o estado vai cobrar os impostos. Só assim saberemos se realmente irá baratear o preço. Se as usinas terão os mesmos benefícios que as distribuidoras”, disse. 

Apesar dessa liberação, Omar destaca que o novo processo não será feito de forma deliberada. “O governo quer fazer uma liberação de mercado de forma ampla. O que observamos é que existe um contrato vigente. Um posto não pode agora sair quebrando contratos”, explicou em entrevista ao programa Arapuan Verdade. 

A MP, também flexibiliza a fidelidade à bandeira, ou seja, permite que postos que exibem determinada marca comercial revendam combustíveis de outros distribuidores. Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), o novo modelo de revenda é facultativo, e os contratos em vigor devem ser respeitados.

Também está em tramitação na Câmara dos Deputados, pronto para ser votado em plenário, o Projeto de Lei Complementar 11/20, que prevê a apuração do ICMS a partir de um valor fixo, definido em lei estadual. Hoje, o ICMS é cobrado com base em um percentual que acompanha o preço dos combustíveis na bomba.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pitbull ataca idosa em Mangabeira e vítima é socorrida para o Hospital de Trauma

2

Paraíba

Juiz pode decidir hoje sobre pedido de prisão domiciliar de ex-diretora do Padre Zé

3

Paraíba

Tribunal de Contas assume coordenação do Fórum de Combate à Corrupção na Paraíba

4

Paraíba

Mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas da Paraíba podem renegociar dívidas; veja como

5

Paraíba

Casais inscritos no Casamento Coletivo do São João de Campina Grande participam de reunião nesta quarta-feira