Sertão virou mar

Nova Palmeira “vira mar” após chuvas ultrapassarem 100 mm e Rio Picuí registra cheia após 20 anos

O município de Nova Palmeira, no Cariri paraibano, “virou mar” depois das fortes chuvas que caíram nas últimas 24 horas. Conforme verificou o ClickPB, o índice pluviométrico atingiu 101,5 milímetros e as ruas da cidade ficaram alagadas. A água invadiu casas e carros ficaram inundados. O Rio Picuí, que tem seu nascedouro em Nova Palmeira, registrou cheia depois de 20 anos.

Muitos moradores enfrentaram um dia e uma noite de muitos problemas. Vídeos que circulam na internet mostram casas totalmente alagadas e a força da água parecia mesmo um rio invadindo os imóveis.

Nas ruas, os motoristas que se arriscaram não conseguiram concluir o percurso desejado e os veículos ficaram debaixo de água.

Leia também:

Nova Palmeira é onde nasce o Rio Picuí

Por outro lado, o fenômeno da natureza chamou a atenção de várias pessoas que trafegam pela região, especialmente na cidade de Picuí, por onde o rio passa. Moradores se dirigiram até o local para ver de perto a cheia que há duas décadas não acontecia.

Alguns deles comemoraram citando a profecia de Antônio Conselheiro, proferida em 1833 que diz: “O Sertão vai virar mar”.

“Realmente e muito lindo, me alegro quando vejo , me lembra minha infância, que corria pra vê essa cheia e tomar banho na beira do rio era uma alegria só”, comentou Rayane Loslayne, uma das internautas em vídeos postados nas redes sociais.

O Rio Picuí nasce no município de Nova Palmeira, no Planalto da Borborema, e ruma ao norte passando pela sede do município de Picuí. A partir dessa cidade, antes de adentrar o município de Frei Martinho, tem suas águas represadas para formar o açude Várzea Grande.

O rio passa então a divisa interestadual e penetra o estado do Rio Grande do Norte pelo município de Currais Novos, de onde ruma para oeste e forma o cânion dos Apertados para então receber as águas do rio Currais Novos e formar o açude Gargalheiras.

Sua maior cheia já registrada ocorreu no ano de 2004.

Volume de chuvas nas cidades da Paraíba

Nas últimas 24 horas, de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), apenas Nova Palmeira registrou mais de 100 mm de chuvas. No top 10 da Aesa, estão também São José de Caiana, Serra Grande, Riacho dos Cavalos, Jericó, Cubati, Baraúna, Paulista e Pedra Lavrada.

Nova Palmeira