Saúde

Nova variante: Paraíba garante monitoramento permanente de casos de covid-19 e alerta sobre importância da vacinação

Apesar de oficialmente ainda não ter recomendação da obrigatoriedade do uso de máscaras, pessoas gripadas e inseridas no grupo de risco devem continuar usando.

Nova variante: Paraíba garante monitoramento permanente de casos de covid-19 e alerta sobre importância da vacinação

Secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega — Foto:Reprodução

O surgimento da nova subvariante do coronavírus, até então chamada de ‘BA.6’, deixou o mundo em alerta nos últimos dias. Com a circulação da subcepa confirmada em mais de 50 países, a Secretaria de Saúde da Paraíba informou, nesta sexta-feira (18), que o monitoramento permanente de casos da covid-19 continua no estado e alertou para a vacinação, que ocorre de forma simultânea em 207 municípios paraibanos neste sábado (19). 

“A Secretaria de Saúde recebeu o comunicado da circulação da nova subvariante da Ômicron em vários países do mundo. Mas, automaticamente permanecemos o monitoramento constante de rotina referente ao cenário epidemiológico, e cabendo destaque referente à importância da vacinação. Amanhã tem o Dia D de vacinação contra a covid-19,  a bivalente, nós estamos com 16% de cobertura. O alerta é que a ampliação de acesso com postos de vacinação amanhã é para a oportunizar que as famílias consigam atualizar o seu cartão de vacina”, destacou a secretária executiva de Saúde da Paraíba, Renata Nóbrega, em um vídeo obtido pelo ClickPB. 

Ainda segundo Renata, apesar de oficialmente ainda não ter recomendação da obrigatoriedade do uso de máscaras, pessoas gripadas e inseridas no grupo de risco devem continuar usando.
“Destacamos que nenhuma nota oficial saiu ainda pelo Ministério da Saúde. A questão da recomendação do uso da máscara permanece em qualquer situação de circulação de pessoas gripadas no seu ambiente familiar, principalmente nas pessoas que tem alguma comorbidade e os idosos. Esse alerta é constante desde o cenário da covid e continua”, finalizou.

Dia D 

Diante da nova variante do coronavírus batizada como “BA.6” e com casos registrados em 51 países, a Secretaria de Saúde realiza neste sábado (19) mais um Dia D de Multivacinação e vacinação contra Covid-19.

Conforme apurou o ClickPB, a mobilização vacinal vai ocorrer em 207 municípios paraibanos, contando com 722 pontos de vacinação disponibilizados pelo governo da Paraíba.
O Dia D é uma ação para incentivar a atualização do cartão de vacina da criança e do adolescente, ou do esquema vacinal com os reforços da Covid-19.

A ação está dentro do Vacina Mais Paraíba, projeto que foi criado há um ano e tem o intuito de melhorar a cobertura das vacinas de rotina e atualizar esquema vacinal da população paraibana.
A abertura do Dia D, neste sábado (19), está prevista para acontecer na USF Vila Saúde, no bairro do Cristo Redentor em João Pessoa, e no Parque da Criança, em Campina Grande, a partir das 8h.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Desembargadora Herminegilda Leite Machado é empossada vice-presidente e corregedora do TRT-13, na Paraíba

2

Paraíba

Paraibano Ney Suassuna tenta vaga na Academia Brasileira de Letras pela segunda vez

3

Paraíba

Obras da adutora de Conceição que beneficia 4,6 mil famílias será entregue no segundo semestre de 2024

4

Paraíba

Secretário Jean Nunes revela que Paraíba está comprando câmeras corporais e diz que equipamentos ajudam a proteger policiais

5

Paraíba

Paraíba terá 32 feiras agropecuárias com eventos que se estendem até dezembro; veja calendário