Edital lançado

Obra de dragagem do Porto de Cabedelo está prevista para começar em junho de 2022; prazo de conclusão é 45 dias

Do local serão retirados pouco mais de 1,2 milhão metros cúbicos de material que estão em 5,5 km. Investimento será de R$ 88 milhões.

Obra de dragagem do Porto de Cabedelo está prevista para começar em junho de 2022; prazo de conclusão é 45 dias

Porto passará por dragagem em junho de 2022 após 12 anos desde o último serviço. — Foto:Walla Santos

Doze anos depois, o Porto de Cabedelo, que fica na Região Metropolitana de João Pessoa, vai passar por obra de dragagem. No último fim de semana, um edital de licitação para a escolha da empresa que prestará o serviço foi lançado. A previsão que o início das obras seja em junho e sua conclusão em ate 45 dias, de acordo com informações repassadas, em entrevista ao ClickPB, pela presidente da Companhia Docas da Paraíba, Gilmara Temóteo.

“Nós lançamos o edital de licitação, que tem todos os documentos, todos os dados referentes a licitação. É uma obra de aproximadamente R$ 88 milhões, investimentos com recursos próprios do Governo do Estado. A gente tem uma previsão, com o edital publicado, como vai ser uma concorrência, está marcada a sessão da licitação a dragagem para o dia 15 de fevereiro”, informou.

Gilmara Temóteo explicou que há um prazo de 30 dias para a análise de documento, se houver recurso e contra razões a recursos. “Depois disso a gente parte para a assinatura de contrato. Aí, estou falando aproximadamente março, já que a licitação vai ser 15 de fevereiro. Então seria 15 de março. Depois disso, a empresa vencedora tem um prazo de 60 dias para desenvolver um projeto base, um projeto executivo. Então a gente está prevendo abril, maio e o início propriamente da dragagem para junho”, comentou ao ClickPB.

Essa obra, de acordo com a presidente da Docas, é rápida, com previsão de conclusão, pós início, de 45 dias. Ela informou que para o serviço são necessários dois tipos de dragas, como já especificado, dentro do edital de licitação lançado. “Com essas duas dragas, a gente faz a retirada que existe no canal de acesso”, afirmou.

Ainda de acordo com Gilmara Temóteo, serão retirados pouco mais de 1,2 milhão metros cúbicos de material que estão dentro do canal de acesso, que tem 5,5 km – do canal de acesso até chegar nos berços de atracação do Porto. Nesse trecho há material duro, por isso, se fará uma derrocagem. Já para a parte considerada ‘material mole’ acontecerá a dragagem. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Resultado da eleição na UFPB deve sair na madrugada de amanhã

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande investe em ações para atrair empreendimentos e empregos durante evento em São Paulo

3

Paraíba

Pesquisa mostra queda de 17,6% na insegurança alimentar na Paraíba

4

Paraíba

João Azevêdo anuncia remissão e anistia de dívidas das empresas produtoras de redes e produtos similares, na Paraíba

5

Paraíba

Estádios Almeidão e Amigão vão receber nova iluminação em LED ainda este ano, revela secretário de Esportes