No Instagram

“Odiosa agressão”: presidente da OAB-PB repudia vídeo do Porta dos Fundos

Paulo Maia divulgou no Instagram nota de repúdio contra o vídeo que classificou como um ataque grosseiro.

"Odiosa agressão": presidente da OAB-PB repudia vídeo do Porta dos Fundos

O vídeo que está disponível na Netflix e no Youtube tem causado polêmica — Foto:Reprodução

O presidente da seccional da Paraíba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB), Paulo Maia, divulgou no Instagram uma nota de repúdio contra o polêmico vídeo de natal do grupo Porta dos Fundos sobre Jesus.

Paulo Maia comentou que não costuma falar sobre manifestações contrárias a fé cristã, tanto por respeito à liberdade de expressão, quanto para não dar mais audiência, mas resolveu abrir uma exceção neste caso.

Leia na íntegra:

Jesus e Porta dos Fundos

Sempre tive por premissa não dar importância a manifestações contrárias à fé cristã, notadamente quando feitas em manifestações artísticas como filmes ou livros. Primeiro, para não gerar uma polêmica que dê uma publicidade e visibilidade que organicamente nunca seria alcançada e segundo, porque, ainda que não me agrade, respeito à liberdade de expressão, principalmente a artística e cultural, protegida especificamente pelo ordenamento constitucional brasileiro.

Diante do filme do grupo Porta dos Fundos sobre Jesus, disponibilizado agora em dezembro no Netflix e no YouTube, decidi quebrar essa regra de silêncio, que era obsequioso e estratégico.

O que vi foi um ataque grosseiro, desrespeitoso, agressivo e com endereço certo, ou seja, com nítida intenção de escarnecer e de ofender, tudo sob o manto da liberdade artística e do direito de fazer comédia de tudo, como disse Fábio Porchat, um dos atores do filme.

Uma das coisas que aprendi e continuo aprendendo com o direito é que ele é uma estrada com duas mãos, uma de ida e outra de volta.

Robert Alexi diz que a extensão do conteúdo de um princípio que contém um direito fundamental será limitada pelos demais princípios colidentes. Vida em sociedade é isso. Se de um lado temos direitos e pedimos respeito a eles, de outro lado, respeitamos os direitos de outras pessoas.

O direito a uma crença religiosa é um direito humano básico e um direito fundamental previsto na Constituição Federal Brasileira. Sou cristão católico e como tal repudio a odiosa (não vejo outra palavra) agressão feita nesse vídeo a todos os cristãos brasileiros.

Isso não é arte. É ofensa. Essa é uma das situações da existência humana onde se o limite é tênue, em respeito, não ultrapasse. Como cristão, só posso fazer isso para expressar minha indignação. Se você pode, faça também.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Após Umbuzeiro gastar R$ 250 mil, Prefeitura de Gado Bravo vai ‘torrar’ mais de R$ 850 mil em produtos de limpeza

2

Paraíba

Ferramenta criada na Paraíba ajuda consultores e amplia conhecimentos financeiros e administrativos

3

Paraíba

Inscrições para 5ª Pedalada Ambiental seguem abertas e evento acontece próximo dia 28 em João Pessoa

4

Paraíba

Dinho prevê que nove vereadores podem não se reeleger em outubro e diz que Câmara pode ter “grande renovação” em João Pessoa

5

Paraíba

“Estamos bastante ansiosas”, revela Terezinha Domiciano sobre nome ser validado para encabeçar lista tríplice na UFPB