Em vídeo

Pacientes de Manaus trazidos para o HU de João Pessoa estão estáveis, diz secretário de Saúde

Os 15 pacientes de covid-19 que foram trazidos de Manaus para João Pessoa na noite desse domingo (17), têm estado de saúde estável segundo o secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros. Eles estão internados no Hospital Universitário Lauro Wanderley. ”Felizmente todos se encontram estáveis”, disse Geraldo Medeiros.

Ele explicou que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde, se prontificou a disponibilizar toda a logística de transporte dos pacientes do aeroporto Castro Pinto para o HU. Foram utilizadas 15 ambulâncias, sendo 10 unidades de suporte avançado e 5 unidades de suporte básico, com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem. 

De acordo com o secretário, dois pacientes sentiram desconforto durante o voo, mas não foram necessários métodos invasivos e agora, no HU, eles têm disponibilidade de oxigênio, coisa que não havia em Manaus.

Os pacientes desembarcaram no aeroporto Castro Pinto por volta das 23h desse domingo. Eles foram trazidos em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB). São 12 homens e três mulheres, que foram submetidos à coleta swab, para RT-PCR, e também a exames de sangue, a fim de identificar o estado geral de saúde. Após a internação no HULW, a bagagem dos pacientes passou por um processo de higienização. 

Pelo menos 60 profissionais da área assistencial foram recrutados para atuar na linha de frente no tratamento dos amazonenses. O acompanhamento deles será realizado por uma equipe multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeuta, além de apoio psicológico.