10ª avaliação

Paraíba dobra número de municípios que podem flexibilizar com menos restrições e Santa Rita deixa bandeira laranja

Os dados foram divulgados neste sábado (17), pelo Governo do Estado, com a análise da pandemia da Covid-19 nos municípios paraibanos.

Paraíba dobra número de municípios que podem flexibilizar com menos restrições e Santa Rita deixa bandeira laranja

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A Paraíba registrou dobra no número de municípios com menos restrições de flexibilização, de acordo com a 10ª avaliação do Plano Novo Normal. Os dados foram divulgados neste sábado (17), pelo Governo do Estado, com a análise da pandemia da Covid-19 nos municípios paraibanos. Outra novidade é que Santa Rita foi um dos municípios a deixar a bandeira laranja, e agora está com bandeira amarela, após várias semanas se mantendo na bandeira anterior.

A nova classificação das bandeiras, que indicam as medidas preventivas para impedir o aumento no número de casos do vírus, entra em vigor na segunda-feira (19). Esta avaliação evidencia o dobro de municípios em bandeira verde desde o último estudo, passando de 13 para 26 municípios com menores restrições. As bandeiras levam em conta indicadores como: percentual de novos casos, letalidade (óbitos), ocupação da rede hospitalar da região e percentual de isolamento social.

Conforme dados aos quais o ClickPB teve acesso, a 10ª avaliação destaca que municípios classificados em bandeira amarela na 9ª avaliação permaneceram nesta condição representando 81% dos municípios paraibanos. Constatou-se ainda transições de algumas bandeiras para a bandeira amarela, sendo seis municípios da bandeira verde para a bandeira amarela. Nesta avaliação foram registradas também 25 transições da bandeira amarela para a bandeira verde, que teve sua participação elevada para 11% dos municípios paraibanos. Não houve transição da bandeira amarela para a bandeira laranja, que teve sua participação reduzida para 8% dos municípios paraibanos. Ao todo, 13 municípios paraibanos transitaram da bandeira laranja para a bandeira amarela.

O secretário executivo de Saúde, Daniel Beltrammi, comentou que este saldo positivo com o aumento de flexibilizações não significa que a população deve se descuidar em relação à prevenção contra o vírus. “Este avanço não deve fazer com que relaxemos nas medidas de segurança já conhecidas pela população que consistem no uso de máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social. Estas práticas são importantes para que sigamos avançando contra a doença”, frisou o secretário.

Em relação a ocupações hospitalares dos leitos de UTI para adultos na Paraíba, a comparação entre a 9ª e 10ª avaliações aponta um comportamento de aumento de 2,86% na 1ª Macrorregião de Saúde, de 0,86% na 2ª Macrorregião de Saúde e de expressivos 12,57% na 3ª Macrorregião de Saúde. “O resultado destas análises devem manter as autoridades sanitárias municipais ainda mais engajadas no combate efetivo à Covid-19 em ambiente extra-hospitalar, por meio de medidas de promoção e prevenção em saúde, junto aos domicílios paraibanos”, explicou.

As informações completas da 10ª Avaliação do Plano Novo Normal, bem como a lista de municípios por bandeiras com suas respectivas avaliações para o critério e a íntegra da Nota Técnica estão disponíveis no site do Governo da Paraíba sobre o Novo Normal.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Inmet emite alerta de chuvas e ventos intensos para João Pessoa e outros 22 municípios da Paraíba

2

Paraíba

Ministério Público recomenda reabertura das inscrições do concurso de Juripiranga

3

Paraíba

Prefeito autoriza início de obras da Praça do Cuiá, que será a 2ª no bairro construída pela atual gestão

4

Paraíba

Acidente na BR-101 deixa uma pessoa ferida e outra morta, em Alhandra

5

Paraíba

Prefeitura de São José dos Ramos vai gastar mais de R$ 160 mil em material de limpeza