Dados

Paraíba segue reduzindo óbitos por Covid-19 e Saúde alerta para importância da vacinação

No mesmo período, foram confirmados 642 casos da doença, dos quais 43 tiveram início de sintomas na mesma semana.

Paraíba segue reduzindo óbitos por Covid-19 e Saúde alerta para importância da vacinação

Os dados são do Sivep Gripe, E-SUS Notifica e Sistema de Informação de Mortalidade (SIM). — Foto:Reprodução

A Paraíba registrou dois óbitos por covid-19 na Semana Epidemiológica 18, compreendida do dia 1º a 7 de maio. No mesmo período, foram confirmados 642 casos da doença, dos quais 43 tiveram início de sintomas na mesma semana. 

Os dados são do Sivep Gripe, E-SUS Notifica e Sistema de Informação de Mortalidade (SIM).  Os óbitos notificados ocorreram entre os residentes dos municípios de João Pessoa (1) e Pocinhos (1).

Em comparação com a semana epidemiológica anterior (SE 17, de 24 a 30 de abril), quando foram registrados 777 novos casos e seis óbitos por covid-19, houve uma redução de 66,66% no número de vidas perdidas e 17,37% menos prevalência da doença. Ainda assim, entre as duas semanas, foi observado um aumento de 20% no total de casos confirmados nas faixas etárias de 30 a 39 e de 40 a 49 anos. 

A secretária de Saúde do Estado, Renata Nóbrega, afirma que a redução no número de óbitos é mais uma confirmação da eficiência da vacina. “A diminuição na perda de vidas sinaliza o quanto a vacina tem potencial de efetividade. Deixamos um alerta para a população com mais de 18 anos que não tomou a terceira dose e a população com mais de 60 que tomou o primeiro reforço há 4 meses ou mais e já está apta para o segundo, que procurem um posto para atualizar sua situação. A vacina é muito importante, considerando a circulação mundial da doença e surgimento de novas subvariantes da ômicron”, comentou.

Ela destaca que ainda há mais 1 milhão de paraibanos sem a dose de reforço. “É um volume ainda preocupante, considerando a iminência dos festejos juninos que vão promover uma grande circulação de pessoas em nosso estado. Além disso, a vacinação em crianças de 5 a 11 anos também precisa avançar. Garantirmos aos pais que as vacinas são seguras e que não há registro de eventos adversos em crianças. Imunizar os pequenos também é uma prioridade neste momento em que as aulas retornaram ao formato presencial”, ressaltou.

Cobertura Vacinal – Sobre a cobertura vacinal contra covid-19 na Paraíba, foi registrado no Sistema de Informação SI-PNI a aplicação de 8.734.027 doses. Deste total, 3.505.164 pessoas foram vacinadas com a primeira dose (86,36% do total) e 3.302.792 completaram os esquemas vacinais, o que representa 81,37% da população total do estado. Dos indivíduos vacinados com o esquema primário completo, 3.217.090 tomaram as duas doses e 85.702 utilizaram imunizante de dose única. Sobre as doses adicionais, foram aplicadas 48.626 em pessoas com alto grau de imunossupressão e 1.850.048doses de reforço na população com idade a partir de 18 anos. A Paraíba já distribuiu um total de 9.430.248 doses de vacina aos municípios.

Ocupação de leitos Covid-19 – A ocupação total de leitos de UTI (adulto, pediátrico e obstétrico), em todo estado, é de 6%. Fazendo um recorte apenas dos leitos de UTI para adultos na Região Metropolitana de João Pessoa, a taxa de ocupação chega a 3%. Em Campina Grande, estão ocupados 1% dos leitos de UTI adulto e no sertão, 0% dos leitos de UTI para adultos. De acordo com o Centro Estadual de Regulação Hospitalar, sete pacientes foram internados entre os dias 1º e 7 de maio. Ao todo, 42 pacientes estão internados em uma unidade pública de referência para a covid-19.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Paraíba

Pollyanna Dutra enfatiza importância do protagonismo feminino nos espaços de poder na Paraíba: “É necessário que as mulheres ocupem cargos sociais e políticos no Estado”

3

Paraíba

Prefeitura de Remígio vai gastar quase R$ 250 mil com shows na festa de aniversário da cidade

4

Paraíba

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Paraíba

Pré-campanha ilegal pode causar multa e até cassação do mandato, alerta especialista