Paraíba

Paraíba tem mutirão de vacinação contra influenza e dengue neste sábado; saiba onde se vacinar

A vacina contra dengue é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses.

Paraíba tem mutirão de vacinação contra influenza e dengue neste sábado; saiba onde se vacinar

Neste sábado (13), as cidades da Paraíba receberão mutirões de vacinação contra influenza e dengue, além da oportunidade de atualização dos cartões de vacina da população em geral com a realização de multivacinação.

Neste ‘Dia D’ de vacinação, a novidade é a proteção contra a dengue, com a administração da Qdenga para crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos e, com as doses contra Influenza, destinadas às pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Em João Pessoa, o Dia D, as vacinas poderão ser aplicadas no Centro de Imunização, nas Policlínicas Municipais e em diversas Unidades de Saúde da Família (USF), no período das 8h às 12h.

Haverá também a prestação de serviço nos três pontos móveis, criados estrategicamente para garantir a assistência contínua à população, que estão localizados no Shopping Sul, no Home Center Ferreira Costa e no Shopping Tambiá. Os pontos móveis irão funcionar no período das 12h às 21h, exclusivamente com a administração das doses de campanha (contra dengue e Influenza).

Já em Campina Grande haverão e 25 pontos definidos, a vacinação contra a dengue será aplicada em diversos locais na cidade, a exemplo do Hospital Pedro I, dos Centros de Saúde Francisco Pinto e Palmeira, das Policlínicas situadas nos bairros do Catolé, Bela Vista, Malvinas, Liberdade, além do distrito de São José da Mata e mais 18 unidades básicas de saúde.

Apenas crianças e adolescentes, dos 10 aos 14 anos, poderão receber a dose da vacinação contra a dengue.

Proteção contra dengue

A vacina é recomendada para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com o esquema composto de duas doses, em intervalo de três meses entre as doses.

Caso o usuário tenha contato com a doença antes da vacina é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal com a vacina dengue (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.

Proteção contra Influenza

Já contra a gripe, a vacina inicialmente está sendo administrada apelas para pessoas que fazem parte do grupo prioritário. São elas: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (aquelas mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto).

Também fazem partedo grupo professores do ensino básico e superior, povos indígenas, idosos com 60 anos ou mais de idade, pessoas em situação de rua, profissionais das forças de segurança e salvamento, profissionais das Forças Armadas e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

Documentação

Para vacinação contra a dengue, basta o usuário levar a Caderneta de Vacinação e um documento oficial. Para Influenza é necessário levar, além do cartão de vacina, os documentos comprobatórios de cada grupo.

Os profissionais que se enquadram na ampliação dos grupos prioritários deverão apresentar documento de identificação com foto e comprovante (declaração, carteira do conselho de classe ou contracheque) de vínculo com a empresa ou instituição onde atua. Já pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar laudo médico.

Locais de vacinação

  • João Pessoa

Home Center Ferreira Costa
Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza
Horário: 12h às 21h

Shopping Tambiá
Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza
Horário: 12h às 21h

Shopping Sul
Apenas as vacinas que protegem contra Dengue e Influenza
Horário: 12h às 21h

Unidades de Saúde da Família (USFs)
Com todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e atualização da caderneta
Horário: 8h às 12h
*exceção: das USFs Jardim Planalto, Costa e Silva, Vieira Diniz, Maria de Nazaré, Grotão, Cidade Verde, Alto do Céu II, Timbó.

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização
Com todas as vacinas de Campanha (Covid-19, Dengue, Influenza) e atualização da caderneta
Horário: 8h às 12h

Campina Grande

A cidade de Campina Grande terá 59 locais onde a população poderá tomar a vacina.

Confira aqui onde se imunizar.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Secretária Pollyanna Dutra lança editais de mais de R$ 6 milhões para projetos sociais; saiba como se inscrever

2

Paraíba

Prefeitura de Campina Grande amplia contrato para apresentações de grupos folclóricos durante o Maior São João do Mundo

3

Paraíba

Paraíba tem mais de 1,5 milhão de pessoas ocupadas, segundo IBGE; renda média dos paraibanos é de R$ 2.290

4

Paraíba

Paraíba realiza Dia D de vacinação contra gripe amanhã; imunizante está liberado para toda população

5

Paraíba

VÍDEO: engavetamento entre quatro carros e uma moto deixa trânsito travado na BR-230, em João Pessoa