Prevenção

Paraíba tem situação segura com estoque de kit de intubação, mantém monitoramento e secretário de Saúde atribui a redução na ocupação de leitos

Estado tem estoque para mais 20 dias, mas Ministério da Saúde vai encaminhar novo lote na próxima semana.

Paraíba tem situação segura com estoque de kit de intubação, mantém monitoramento e secretário de Saúde atribui a redução na ocupação de leitos

Paraíba é o segundo estado com menor ocupação de leitos e UTI para tratamento da Covid-19. — Foto:Divulgação

O Estado da Paraíba está com uma situação segura em relação ao estoque de “kit de intubação”. No entanto, o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, informou que a pasta mantém o monitoramento desses produtos. Ele atribui a situação também a redução na ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) que é um reflexos, segundo apontou, das ações restritivas adotadas de forma mais intensa nos últimos dois meses. 

Geraldo Medeiros destacou, em conversa ao ClickPB, que a Paraíba é o segundo estado do Brasil com menor ocupação dos leitos de UTI. “Isso nos permite dar uma segurança em relação ao estoque de medicamentos – bloqueadores neuromusculares, sedativos – em função de um declínio no consumo devido a uma menor ocupação nos leitos de UTI adultos”, comentou.

Ainda de acordo com o secretário, a Paraíba dispõe de um estoque de kit de intubação para 20 dias, mas ressaltou que o Ministério da Saúde recebeu, na quinta-feira (15), mais de 2,3 milhões de kits de intubação. “Consequentemente, a partir desta próxima semana, nós teremos a distribuição desses kits de intubação a todos os estados”, afirmou.

Ao todo, a Paraíba vai receber 32.882 medicamentos do kit intubação, sendo 375 de Fentanila, 6.131 de Propofol, 20.098 de  Midazolam e 6.278 de Cisatracúrio, conforme uma planilha divulgada pelo Ministério da Saúde. Ao contrário da Paraíba, estados como São Paulo, Rio de Janeiro e outros nove estão com o nível crítico em relação aos kits de intubação. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Eleição para novo reitor da UFPB é amanhã e terá 46 mil votantes; conheça propostas de cada chapa

2

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Terezinha e Mônica

3

Paraíba

Eleições UFPB: Conheça propostas da chapa Lucídio e João

4

Paraíba

Eleições UFPB: conheça propostas da chapa Valdiney e Rita de Cássia

5

Paraíba

Tribunal de Justiça aprova criação de mais sete vagas para desembargador na Paraíba