Pandemia

Paraíba vai antecipar aplicação da segunda dose da Pfizer para 21 dias em setembro; com Astrazeneca também deve acontecer

A previsão é que isso ocorra na segunda quinzena do mês, que será quando todo o público acima de 18 anos da Paraíba, já tenha tomado pelo menos a primeira dose de vacinas

Paraíba vai antecipar aplicação da segunda dose da Pfizer para 21 dias em setembro; com Astrazeneca também deve acontecer

Aplicaçãod a segunda dose será antecipada na Paraíba. — Foto:Divulgação/Secom-PB

A data ainda não foi marcada, mas a antecipação da segunda dose da Pfizer para o público que se vacinou com a primeira dose deste imunizante irá acontecer em setembro na Paraíba, de acordo com a expectativa do secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. A previsão é que isso ocorra na segunda quinzena do mês, que será quando todo o público acima de 18 anos da Paraíba, já tenha tomado pelo menos a primeira dose de vacinas contra a Covid-19.

“Isso é uma determinação do Programa Nacional de Imunização. O Ministério da Saúde é quem delibera. Há uma previsão em função a chegada da variante Delta que muda a configuração em relação a vacinação”, comentou, Geraldo Medeiros, em conversa com o ClickPB.

De acordo com o secretário, nas variantes anteriores, o mais importante era a população ter tomado pelo menos a primeira dose, o que lhe garantia uma proteção de 70% a 76%. No entanto, com a Delta é diferente. “Se você tiver apenas só a primeira dose, você tem uma proteção que chega a 15%. Daí a necessidade agora, antes da chegada da variante Delta com mais intensidade de se proceder a segunda dose”, frisou.

A previsão da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) é que até a metade de setembro se tenha vacinado toda a população com primeira dose e com isso, da-se seguimento a aplicação da segunda dose. “A partir daquele momento serão todas as segundas doses”, revelou.

Além disso, haverá redução do intervalos entre a primeira e segunda doses das vacinas. “Nós vamos intensificar a segunda dose e a proposição é antecipar de 84 dias para 21 dias, conforme já determina a bula da vacina da Pfizer e deverá também ter a antecipação da vacina Astrazeneca. Essa é a previsão, mas ainda não se sabe a data exata porque a determinação do Programa Nacional de Imunização é seguir vacinando toda a população com a primeira dose e a segunda”, frisou. 

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Polícia Federal prende homem que recebeu R$ 1 mil em notas falsas de dinheiro em Campina Grande

2

Paraíba

Vendas do varejo da Paraíba crescem 9,1% em maio e registram maior alta do Brasil pelo segundo mês seguido, revela IBGE

3

Paraíba

Cartaxo comemora eleições do PT, pede fim de disputas internas e fortalecimento para 2026: “buscar unidade”

4

Paraíba

Nova tarifa social zera conta de luz de 15% dos clientes na Paraíba inscritos como baixa renda, diz Energisa

5

Paraíba

Diretor da Sedurb diz garantir livre circulação e que fiscalizações contra ocupações na orla de João Pessoa continuam