Eleições

Paraibana refugiada da Guerra da Ucrânia desiste do Senado e registra candidatura para deputada federal

Como acompanhou o ClickPB, através do portal divulgacandcontas​​, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata de 54 anos enfrenta 228 adversários para apenas 12 vagas ao Congresso Nacional.

Paraibana refugiada da Guerra da Ucrânia desiste do Senado e registra candidatura para deputada federal

Ao ClickPB, Silvana Pilipenko disse que tomou a iniciativa como forma de retribuir a vida nova que ganhou após sobreviver ao terror da guerra e poder ajudar as pessoas. — Foto:reprodução

A paraibana Silvana Pilipenko, sobrevivente dos ataques da Rússia contra a Ucrânia, que conseguiu fugir da guerra e se refugiar em sua terra natal, João Pessoa, desistiu da pré-candidatura ao Senado pelo Partido da Mulher Brasileira – ‘Brasil 35’ e registrou candidatura para deputada federal. 

Como acompanhou o ClickPB, através do portal divulgacandcontas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a candidata de 54 anos, que ganhou notoriedade nacional após ficar semanas desaparecida na Ucrânia e conseguir deixar o país durante a guerra contra a Rússia, agora enfrenta o desafio de conseguir votos para a concorrida vaga ao Congresso Nacional que tem 229 candidatos disputando as 12 vagas pela Paraíba.

Ao ClickPB, Silvana Pilipenko disse que tomou a iniciativa como forma de retribuir a vida nova que ganhou após sobreviver ao terror da guerra e poder ajudar as pessoas. “Deus não me permitiria presenciar os terrores da guerra para depois voltar ao Brasil e ficar tomando sol”, relatou. 

Ela desembarcou na Paraíba no dia 10 de abril. Antes, passou por momentos difíceis na Ucrânia. A artesã ficou por 26 dias sem contato com a família, que mora em João Pessoa. A trajetória dela na Ucrânia começou em 1995, quando se casou com o ucraniano Vasyl Pilipenko, capitão da marinha mercante. Eles se conheceram em uma festa no Porto de Santos, em São Paulo, e, depois de dois meses, se casaram na Paraíba. Logo depois, ela foi para o país e desde então, vivia entre o Brasil e Ucrânia, sempre visitando a família.

A candidata tem quase meio milhão declarado ao Tribunal Superior Eleitoral. Ao todo ela declarou bens como terreno, apartamento e veículo orçados em R$450 mil. 

Acompanhe mais conteúdo sobre a paraibana:

Sobrevivente da guerra, paraibana descreve horrores dos ataques russos: “estávamos resistindo, sem saber o dia de amanhã”

Depois de conseguir fugir do horror da guerra na Ucrânia, paraibana visita governador João Azevêdo, que comemora “alegria e segurança de estar em casa”

Paraibana que saiu da Ucrânia durante a guerra chega à Paraíba e é recebida por familiares e amigos

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Homem acusado de homicídio há mais de 20 anos no Distrito Federal é preso no interior da Paraíba

2

Paraíba

Clima: Paraíba registra temperaturas mínimas de 16º a 22º neste sábado

3

Paraíba

Michelle Bolsonaro recebe cidadania pessoense e vereadora Eliza comenta: “mulher não precisa ser igual ao homem”

4

Paraíba

Cabo Gilberto diz que Efraim vai votar pelo impeachment de Moraes e diz que ministro do STF “tem problemas psicológicos”

5

Paraíba

Cabo Gilberto abre portas do PL para Efraim e dissidentes do União Brasil na Paraíba: “palanque para ele e outras lideranças”