Covid-19

A partir de segunda-feira, testagem em João Pessoa passa a ser por agendamento

Atualmente, a testagem é por demanda espontânea e segundo o secretário, o cenário epidemiológico já está definido.

A partir de segunda-feira, testagem em João Pessoa passa a ser por agendamento

Testagem passa a ser por agendamento na Capital paraibana a partir de segunda-feira. — Foto:Reprodução

A partir da próxima segunda-feira (24), a realização de testes para verificar se uma pessoa está com Covid-19, em João Pessoa, passará a ser por meio de agendamento, segundo informou ao ClickPB, o secretário Executivo de Saúde, Luis Ferreira Sousa Filho. Atualmente, a testagem é por demanda espontânea e segundo ele, o cenário epidemiológico já está definido.

Esta sexta-feira (21) é o último dia para testagem por livre demanda. “Nós testaremos hoje ainda sob demanda livre em dois locais: Shopping Mangabeira e na Uniesp. Hoje será o ultimo dia de testagem livre”, revelou ao portal. Segundo Luis Ferreira Filho já foi possível identificar o cenário de casos ascendentes na capital paraibana.

“É um cenário epidemiológico já definido e grande responsabilização a Covid-19. Então quem tá gripado hoje tem grande possibilidade de estar com Covid-19. A gente já identificou esse cenário. A partir de segunda-feira nós vamos fazer exame por marcação, com agendamento”, afirmou.

Luis Ferreira Filho frisou que a orientação para aqueles que estão gripados, com síndromes gripais ou sintomas gripais, isole-se por pelo menos sete dias para evitar a contaminação de outras pessoas. A medida de realizar agendamento da testagem não está relacionada a quantidade de testes, tendo em vista, segundo ele, ser relevante. 

“A questão é epidemiológica mesmo. Evitar aglomeração. A gente está com uma quantidade de profissionais contaminados muito grande e a população está num ‘afan‘ muito grande de procurar testagem”, frisou, destacando que vão para esses pontos pessoas assintomáticas e curiosos. “A gente precisa racionalizar essa testagem. É mais uma questão de racionalizar a logística do que economizar testes”, pontuou.

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Manifestantes interditam BR-230 e reclamam de liberação de água em açude de Engenheiro Ávidos

2

Paraíba

Paraíba Restaurant Week: maior evento de gastronomia do estado tem pratos a partir de R$ 62,90, em João Pessoa

3

Paraíba

Tribunal de Justiça da Paraíba está entre os que mais inovam na defesa dos povos indígenas

4

Paraíba

Empreendedores da Paraíba podem concorrer a prêmio de mais de R$ 15 mil; saiba como participar

5

Paraíba

Shopping será construído no complexo Aluízio Campos e deve gerar 800 empregos em Campina Grande