Política

Pedro Cunha Lima critica projeto de ensino domiciliar, mas diz que deve haver opção para os pais: “se cumprir requisitos, que haja essa liberdade”

Segundo o parlamentar, o cenário brasileiro não permite essa possibilidade quando se analisa os índices de analfabetismo e desigualdade social.

Pedro Cunha Lima critica projeto de ensino domiciliar, mas diz que deve haver opção para os pais: "se cumprir requisitos, que haja essa liberdade"

Segundo o parlamentar, o cenário brasileiro não permite essa possibilidade quando se analisa os índices de analfabetismo e desigualdade social. — Foto:reprodução

O deputado federal e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Pedro Cunha Lima (PSDB), disse em entrevista ao programa Arapuan Verdade, desta sexta-feira (20), que a educação pública é dever do governo, ao criticar o projeto de ensino em casa, aprovado na Câmara dos Deputados, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação para permitir essa prática por parte dos pais aos filhos.

Segundo o parlamentar, o cenário brasileiro não permite essa possibilidade quando se analisa os índices de analfabetismo e desigualdade social. No entanto, ele não descartou a possibilidade para os país que queiram realizar o ensino dos filhos em casa. “Desde que se coloque ferramentas para cumprir requisitos para a família que queira prestar essa educação, que haja a liberdade para isso”, disse.

Para ele, é necessário que haja ainda mais envolvimento e investimentos dos governantes para que a educação no país seja uma ferramenta de mudança de realidade. “Infelizmente vivemos uma realidade social tão cruel que não podemos delegar aos pais sobre esse ensino em casa. A educação pública tem que ser responsabilidade do estado, do poder público”, avaliou.

O texto regulamenta o homeschooling e altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) para admitir o ensino domiciliar na educação básica (pré-escola, ensino fundamental e médio). A educação domiciliar é uma das bandeiras do presidente Jair Bolsonaro. 

Saiba mais

COMPARTILHE

Bombando em Paraíba

1

Paraíba

Pitbull ataca idosa em Mangabeira e vítima é socorrida para o Hospital de Trauma

2

Paraíba

Juiz pode decidir hoje sobre pedido de prisão domiciliar de ex-diretora do Padre Zé

3

Paraíba

Tribunal de Contas assume coordenação do Fórum de Combate à Corrupção na Paraíba

4

Paraíba

Mais de 300 mil MEIs, micro e pequenas empresas da Paraíba podem renegociar dívidas; veja como

5

Paraíba

Casais inscritos no Casamento Coletivo do São João de Campina Grande participam de reunião nesta quarta-feira